A encenação será apresentada gratuitamente nesta segunda, terça e quarta na Tenda dos Fundos – Sede da Associação Cultural Peripécias
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Projeto Trilogia Teatral Itinerante da Cia Peripécias traz para a cena uma experiência teatral em episódios. Em um projeto experimental, a Cia perpassa o diálogo entre o mundo árabe e o ocidente, trazendo ao público a complexidade dessas relações interculturais através de três experiências teatrais imersivas: Tabule, Yalla, Go! Como Sobreviver em Guerras e Outras Sabotagens, e Os Desabafos dos Anjos Escreventes.
O projeto propõe uma temporada itinerante composta por um ciclo de apresentações da "Trilogia Teatral Itinerante." Com previsão de cinco apresentações presenciais e uma apresentação híbrida com transmissão ao vivo, a iniciativa busca conectar universos culturais distintos à nossa realidade, criando um espaço de reflexão e empatia com o “outro”. A experiência será apresentada na sede da Adunir (Estrada da Areia Branca-Zona Rural) e a Tenda dos Fundos, centro da cidade.
Os Espetáculos da Trilogia são:
Tabule
Zahara, uma libanesa e muçulmana, transforma suas experiências de imigração e sobrevivência em uma jornada de superação no velório de seu marido no Brasil. Ela recria sua narrativa diante do público, expondo temas de guerras, refúgio e questões de gênero, revelando-se como uma Fênix heroína de sua triste saga.
Yalla, Go! Como Sobreviver em Guerras e Outras Sabotagens
Em um formato híbrido, Zahara compartilha sua "cartilha de sobrevivência" diante de adversidades globais, oferecendo insights sobre como sobreviver em guerras e outras sabotagens que enfrentamos diariamente.
Os Desabafos dos Anjos Escreventes
Esta produção se tece na tapeçaria das tradições islâmicas, trazendo para a cena o papel dos anjos e suas colaborações com as nuances das escolhas humanas, destino e livre arbítrio. Zahara convida o público a um jantar árabe de revelações, numa experiência cênica que mescla humor e reflexão.
Desafios e pertinência
Compreendendo o teatro como um reflexo e um agente de transformação, a Trilogia Teatral Itinerante convida à solidariedade global, explorando crises contemporâneas como as guerras no Oriente Médio.
Locais das apresentações
As apresentações gratuitas acontecem em espaços alternativos de Porto Velho, Sede da Adunir (Associação de Professores da Unir) na Estrada da Areia Branca; e na Tenda dos Fundos (Sede da Associação Cultural Peripécias), na rua Major Amarante 850, Arigolândia.
Libras
Contaremos com um foco especial em acessibilidade para aqueles que solicitarem, incorporando visitas táteis, audiodescrição, e interpretação em Libras. Informe suas necessidades específicas à produção no momento do ingresso para garantir acomodação adequada.
Lei Paulo Gustavo
O projeto foi contemplado no Edital de Chamamento Público Nº003/2023/Funcultural, nos termos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195/2022).
Ficha Técnica:
Autoria e atuação: Júnior Lopes
Produção, mediação e cenografia: Hélio Xavier
Iluminação: Edmar Leite
Sonoplastia: Gabriel Corvalan
Acessibilidade em Libras: Marcos Grutzmacher
Serviço
Apresentações: São intimistas para público reduzido
Adunir – Estrada da Areia Branca
Datas: 03, 04 e 05 de março, às 19h
Tenda dos Fundos – Sede da Associação Cultural Peripécias
Endereço: Rua Major Amarante Nº 850, Arigolândia
Datas: 07, 08 e 09 de março, às 19h
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!