Um projeto feito por indígenas busca representatividade no mundo do audiovisual
Foto: Michael Dantas
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O projeto foi inaugurado em fevereiro último, na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, região metropolitana de Manaus (AM). A ideia do Cine Aldeia é buscar representatividade para os povos indígenas no mundo do audiovisual, onde as produções são produzidas e geradas dentro das comunidades.
O cinema foi idealizado pela produtora indígena Thaís Kokama, que explica que a aldeia já tinha um trabalho voltado ao audiovisual, mas a comunidade aparecia apenas como parte do cenário. “Daí nasceu o desejo de sermos protagonistas da nossa história. Por meio do audiovisual e do cinema nós iremos contá-la”, disse.
A programação do espaço já conta com 10 produções a serem exibidas nos próximos meses, incluindo o filme “Traços da Resistência”, dirigido e produzido por Thaís. Além disso, no dia 02/03, a entrega do Oscar foi transmitida ao vivo, e a torcida pelo triunfo de “Ainda Estou Aqui” movimentou a etnia que realizou o “ritual da vitória”.
A proposta é ampliar o projeto de forma que os indígenas possam se profissionalizar na produção de audiovisual que retratam a cultura e tradição dos povos amazônicos no olhar deles próprios.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!