BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Exame particular revela mais um caso de coronavírus em Rondônia

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

03 de Abril de 2020 às 08:37

Foto: Divulgação

MAIS UM CASO

 

Nesta quinta-feira (3), mais um caso positivo do novo coronavírus foi registrado em Porto Velho. Uma idosa de 70 anos fez exame em laboratório particular e atestou positivo. O quadro de saúde é estável. 

 

MOVIMENTAÇÃO

 

Tão logo foi informado sobre o caso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Semusa (CIEVS) iniciou os procedimentos na residência da paciente para realizar o bloqueio da cadeia de transmissão do vírus. Todos os familiares e vizinhos foram orientados sobre as medidas de segurança que devem ser obedecidas. 

 

MAIS KITS

 

O governador, Marcos Rocha, disse na noite desta quinta-feira que Rondônia tem atualmente  um total de 4.800 (Quatro mil e Oitocentos) kits para a realização de testes para o COVID-19. Outros 9 mil devem chegar na semana que vem.


RAPIDEZ

 

Com a chegada dos novos kits o resultado que até então podia demorar aproximadamente 72 horas, agora deve sair em apenas 15 minutos. O exame é feito com uma gota de sangue  que é colocada em um reagente. 

 

LEITOS DE UTI

 

O governador também informou que o presidente Jair Bolsonaro prometeu encaminhar para o Estado dez leitos completos de UTI, que serão transportados até Rondônia via terrestre e devem chegar nos próximos dias.

 

CORONAVOUCHER NA SEMANA QUE VEM

 

O presidente Jair Bolsonaro avisou, ontem a  tarde, que pagará o coronavoucher de R$ 600,00 na semana que vem. O benefício vale para trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais e outros afetados pelos efeitos da pandemia.


NOVA PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS 

 

Viralizam nas redes sociais as mensagens pela paralisação de caminhoneiros a partir de terça-feira. A inquietação tem a ver com a paralisação geral da economia.

 

QUEDA NAS CARGAS 

 

Caiu 26% o transporte de cargas no Brasil. São dados da NTC& Logística. Na região Sul, as queixas são generalizadas, sobretudo por parte de transportadoras organizadas, já que elas quase nunca conseguem frete de retorno.


FECHAR O CONGRESSO


A afirmação é do empresário gaúcho Eleonor Becker, dono de um dos maiores grupos empresariais do Rio Grande do Sul, entre os quais a rede de Lojas Becker, que tem 267 lojas e emprega 4.800 trabalhadores. Em entrevista a uma rádio o empresário falou: “ Tá na hora de botar os milicos na rua, fechar o Congresso e acabar com essa bagunça’. 


NUMERO MARCANTE

 

O 2 de abril de 2020 ficará marcado na história como a data em que o coronavírus atingiu o primeiro milhão de pessoas infectadas. Os EUA lideram com cerca de 250 mil casos, o dobro da Itália, segundo lugar.

 

SERÁ MAIS UM INIMIGO ?

 

General com gabinete no Planalto anda impressionado com a virulência da CNN  brasileira. Segundo o general, se engana quem pensa que somente Globo e Globonews querem derrubar o governo. 

 

MAIS DE UM TERÇO

 

A proliferação de fake news e a guerra pelo protagonismo na atual crise têm sido desastrosas. O resultado é que 38% dos brasileiros não estão preparados para enfrentar Covid-19, segundo pesquisa Croma Insights. 

 

CRESCIMENTO

 

A quarentena provocou aumento nas vendas online de itens essenciais. A Wevo, empresa que faz integração de sistemas, revelou que grandes lojas aumentaram as vendas em 13%, mas há casos de até 500%. 

 

CHEGARAM

 

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou nesta quinta-feira (2) a chegada de 36 ônibus escolar. O Executivo comprou 146 ônibus escolares para atender a zona rural. Os veículos vão passar por revisão e emplacamento. O investimento foi de R$ 36 milhões.


JUSTIFICATIVA


Segundo o prefeito, o restante dos ônibus está para chegar, pois já estariam fabricados e vistoriados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A demora na chegada é por causa da existência de alguns bloqueios em estradas federais por conta do coronavírus informou Hildon Chaves.

 

MOTORISTAS


Os 146 motoristas aprovados no processo seletivo simplificado serão divulgados e contratados nos próximos dias. Cada veículo contará com um monitor.


AULAS


Seguindo o Decreto Municipal n.16.612, de 18 de março de 2020, as aulas municipais estão suspensas. A previsão é que seja retomada no próximo dia 17 de abril. Enquanto isso, os veículos foram levados para o pátio do Porto Velho Shopping, num espaço cedido à Prefeitura até o fim do processo e encaminhamento.

 

MUDANÇA DE ESTRATÉGIA

 

Em função da pandemia do novo coronavírus e da recomendação de isolamento social, o IBGE precisou adequar seus procedimentos em campo. A coleta presencial foi suspensa, sendo substituída pela coleta remota (por telefone, e-mail e internet).

 

INTERNET

 

Para manter a população informada sobre as recentes mudanças e garantir a manutenção do trabalho, foi criada uma área no portal do IBGE dedicada especificamente a divulgar as novas formas de coleta durante a pandemia.


A seção apresenta as pesquisas atualmente em campo e traz o detalhamento das atividades de coleta, separadas da seguinte forma: - Pesquisas econômicas mensais de indústria, comércio e serviços - Pesquisa de Mercado de Trabalho - Pesquisas de Preços.

 

ÁUDIO

 

Outra iniciativa foi a elaboração de um spot (arquivo de áudio) comunicando que o IBGE está realizando suas pesquisas por telefone e orientando a população a atender os entrevistadores quando receberem uma ligação do Instituto. Este spot já está sendo difundido regionalmente pelas rádios do Brasil e via whatsapp, a fim de apoiar o trabalho dos entrevistadores e divulgar a nova forma de trabalho.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS