ESPAÇO ABERTO: Prefeita mal-educada ignora Justiça e acusa imprensa de 'vulgar'

ESPAÇO ABERTO: Prefeita mal-educada ignora Justiça e acusa imprensa de 'vulgar'

Foto: ILUSTRATIVA

MARIONETE
 
Até as estatuas do Chaves e do seu Madruga, sentadas em frente do hotel Acapulco em Guajará-Mirim, sabem quem manda na prefeitura da cidade. Raíssa Bento é a prefeita de direito, mas Antônio Bento, marido dela, seria de fato o gestor.
 
 
 
 
MARIONETE 2 
 
E isso não é conversa minha. Não há uma única pessoa na cidade, que esteja ligada a política ou ao serviço público, que não responda isso ao ser questinado sobre a gestão municipal.
 
NOMEAÇÃO
 
E o autoritarismo ficou ainda mais claro quando Raíssa desafiou a Justiça nomeando Antônio Bento como secretário municipal. Bento teve os direitos politicos cassados por 8 anos, o que impede nomeação em qualquer cargo público.
 
DOCUMENTAÇÃO
 
Uma manobra interna na prefeitura teria ignorado a apresentação de Certidão Negativa da Justiça Eleitoral. Documento que é exigido até para trabalhar como coveiro em Sucupira.
 
MAIS OUTRO
 
Não parecendo estar muito preocupada com o que diz a Lei, Raíssa também arrumou uma "boquinha" para uma prima. Ana Michele Silva foi nomeada Chefe de Gabinete da prefeita.
 
IMEDIATO
 
O desdém quanto ao que diz a Lei, fez o Ministério Público de Guajará-Mirim pedir, pela segunda vez, o afastamento da prefeita, do marido dela e da Chefe de Gabinete.
 
7 MESES
 
Em março, o MP já tinha solicitado em ação popular o afastamento de ambos inclusive citando a prefeitta Raíssa Bento pelo crime de improbidade administrativa. A Justiça deferiu o pedido que acabou não sendo cumprido. Mesmo diante da exposição pública e a repercussão que o caso teve, Raíssa fez de conta que o problema não era com ela.
 
IMEDIATO
 
Agora o Ministério Público entrou com nova representação em caráter de urgência. A promotora Naiara Ames de Castro Lazzari reforçou o crime de improbidade argumentando ainda que na condenação de Antonio Bento consta uma dívida de 600 mil reais aos cofres públicos.
 
AFIRMAÇÃO
 
A promotora Naiara enfativa em seu pedido que houve "total descaso e vontade manifesta de descumprimento de decisões judiciais, o que ensejou o ajuizamento da ação por ato de improbidade".
 
PROVA
 
Conforme o Portal de Transparência da Prefeitura de Guajará-Mirim, Antônio Bento continuou no cargo de Secretário de Obras recebendo R$ 4.500,00 por mês. 
 
OUTRO LADO
 
Por telefone, Raíssa Bento disse que em brevé irá esclarecer os fatos e enfatizou que a imprensa tem que deixar de ser chata e vulgar. Sugiro à prefeita estudar um pouco nem que seja sobre boas maneiras, significado de palavras e aprender a cumprir à Lei. Simples assim.
 
SIGNIFICADO
 
Ao dizer que a imprensa é vulgar, é muito provável que Raíssa não saiba o significado do que está falando. É compreensível, ela não tem graduação em nada e disse ao TRE que conseguiu concluir o ensino médio.
 
APOIO
 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos), esteve reunido com produtores da reserva Soldado da Borracha. Redano disse que a Assembleia está empenhada em ajudar as famílias.
 
RECLAMAÇÃO
 
Os moradores da reserva, localizada entre Cujubim e Porto Velho, afirmam que mesmo residindo há anos na região e com titularidade do Incra registrada em cartório foram surpreendidos com a criação de uma unidade de conservação que prejudica os trabalhadores.
 
PREJUÍZO
 
As famílias alegam que tudo que eles tem está nas terras adquiridas de forma pacífica e ordeira e qualquer impedimento que venha ocorrer, significa interromper o trabalho de toda uma vida e deixar sem perspectiva centenas de pessoas.
 
PERSPECTIVA
 
Alex Redano diz que a expectativa é de que com a discussão da Lei que atualiza o Zoneamento Sociológico e Econômico, seja assegurada uma forma de permitir a atividade agropecuária nas áreas já antropizadas nas propriedades privadas existentes no local.
 
NÃO MUDA
 
O presidente Jair Bolsonaro criticou o passaporte da vacina e defendeu o tratamento precoce contra a covid na Assembleia Geral da ONU. “Apoiamos a vacinação, contudo nosso governo tem se posicionado contrário ao passaporte sanitário ou qualquer obrigação relacionada à vacina. Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca por tratamento precoce”, disse Bolsonaro.
 
PERIGO
 
Relógios que medem funções corporais, lâmpadas controladas à distância e uma série de outros aparelhos inteligentes podem parecer inofensivos para os consumidores. Justamente por isso eles têm se tornado uma porta de entrada perfeita para ataques hackers.
 
PERIGO 2
 
Ocorreram 1,5 bilhão de ataques a dispositivos conectados via Internet das Coisas (IoT) no primeiro semestre de 2021, segundo a Kaspersky, o dobro do período anterior. 
 
CONECTIVIDADE
 
A Via, dona das redes Casas Bahia e Pontofrio, dobrou suas apostas na guerra do marketplace. Em comunicado ontem ao mercado, a companhia anunciou que já ultrapassou a meta de 2021, que era fechar o ano com 90 mil sellers no marketplace.
 
DINHEIRO VIRTUAL
 
A Robinhood Markets está testando novos recursos de carteira e transferência de criptomoedas para seu aplicativo, um passo há muito aguardado que deve facilitar o envio e recebimento de moedas digitais como o bitcoin por clientes.
Direito ao esquecimento

Em qual supermercado você prefere fazer suas compras?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS