ESPAÇO ABERTO: Mesmo com o fim das convenções até dia 15, mudanças podem ocorrer na política

ESPAÇO ABERTO: Mesmo com o fim das convenções até dia 15, mudanças podem ocorrer na política

Foto: Divulgação

RETA FINAL
 
Essa semana é decisiva para as definições na política de Rondônia. Há quem aposte que o governador Marcos Rocha pode voltar atrás e ceder às pressões sobre a escolha do nome para vice.
 
MUDANÇA
 
Após o desconforto provocado entre os aliados pela escolha de Sérgio Gonçalves, Marcos Rocha teria puxado o freio e repensado a formação final da chapa. Como legalmente o nome pode ser trocado até 15 de agosto, Existe a possibilidade de que o governador reveja sua decisão.
 
IRMÃO
 
O chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, irmão de Sérgio, que coordena a campanha de Marcos Rocha, é um dos que entende que o vice deveria ser alguém com grande penetração no interior e afinado com um dos partidos aliados.
 
 
IRMÃO 2
 
Junior foi voto vencido na hora da escolha e segue trabalhando. Aliás, no fim de semana ele viajou pelo interior- Buritis, Monte Negro, Cujubim, Campo Novo e Ariquemes- cumprindo agenda institucional e, claro, ajustando apoios e parcerias que ainda faltam para o início efetivo da corrida à reeleição.
 
IRMÃO 3
 
Junior revelou a amigos próximos que respeita a opinião do governador, e por ele o caso está encerrado. Não vai alterar sua estratégia de campanha e segue trabalhando pela reeleição de Marcos Rocha.  
 
LEI
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite as substituições de candidatos, caso assim o partido desejar. Elas podem acontecer, após o registro, quando a candidatura for indeferida, cancelada ou cassada, ou ainda por meio de renúncia ou falecimento após o prazo final do registro.
 
ESTATUTO
 
Nestes casos, o TSE determina que “a escolha de substituta ou substituto deve ser feita na forma estabelecida no estatuto do partido ou da federação a que pertencer a candidatura substituída, devendo o pedido de registro ser requerido em até 10 dias contados do fato". 
 
MUNICÍPIOS
 
O presidente da Associação dos Municípios de Rondônia (ARON), Célio Lang, disse que os prefeitos estão livres para apoiar quem quiserem na campanha. Célio destaca que a opção política de cada um não interfere no trabalho da entidade. 
 
 
MUNICÍPIOS 2
 
Sobre a escolha do vice feita pelo governador Marcos Rocha, Lang tem o mesmo entendimento de Junior Gonçalves. "Seria algo natural o governador escolher uma liderança do interior, já que ele está forte na capital. Mas Sérgio é um empresário forte e não deixa de ser um bom nome" argumenta Lang.
 
SENADO
 
O ex-senador Expedito Junior disse que até quinta-feira define seu futuro político. Expedito esclarece que vem analisando todas as possibilidades diante do que já foi praticamente definido pelos partidos que disputarão o Governo.
 
SENADO 2
 
"Embora todas as pesquisas que venho recebendo semanalmente me coloquem em boa posição, a decisão de uma candidatura precisa ser em grupo. O custo é muito alto e envolve também toda a nominata partidária", destaca.
 
SENADO 3
 
Expedito diz que caso não venha confirmar sua candidatura ao Senado, vai trabalhar pelo projeto que entende ser o melhor para o Estado de Rondônia. "Temos bons nomes na disputa ao governo e isso já é um ganho para a população", aponta o ex-senador. 
 
DEFINIDO
 
O ex-governador Daniel Pereira, candidato ao governo, mandou mensagem avisando que a Frente Democrática terá a presença do PDT, com o professor Benedito Antonio Alves como candidato ao Senado Federal.
 
JUNTOS
 
O PDT deverá ter o apoio do SOLIDARIEDADE, PT, PSB, PC do B e PV. A chapa deverá ser composta ainda pela empresária Ana Gurgacz, como 1ª Suplente e o Professor Pantera ocupará a 2° Suplência.
 
FECHADO
 
O PSB fez ontem na Câmara de Vereadores de Porto Velho, sua convenção partidária. A nominata para estadual terá nomes como Lazinho, Chiquinho, Crispim, Hernandes Amorim. Para federal os nomes de destaque são Mauro Nazif, Vinicius Miguel, Paulinho do cinema e as professoras Val e Cleonice.
 
 
FECHADO 2
 
No mesmo horário do PSB, SOLIDARIEDADE, PT, PC do B e PV também fizeram sua convenção na sede do Sindicato dos Servidores Federais, na região central de Porto Velho. No próximo dia 05 o PDT fechará o processo de convenções.
 
MDB
 
O apoio do partido à reeleição do governador Marcos Rocha trouxe dividendos para o presidente sigla no estado, deputado Lúcio Mosquini. Mosquini de longa data vinha batendo o pé que Rocha deveria ser a opção do MDB, contrariando o senador Confúcio Moura, que se sentiu traído pelo governador.
 
MDB 2
 
Na convenção virtual do partido, Rocha recebeu 50 votos. O dobro da votação do segundo colocado, que foi o deputado Léo Moraes com 17 votos. Marcos Rogério teve 11 votos e Daniel Pereira 02.
 
MDB 3
 
Realmente o MDB é um partido que precisa ser estudado pela Nasa. Confúcio Moura foi praticamente isolado dentro da legenda e Daniel Pereira, que manteve um governo conciliador enquanto esteve no cargo, também foi preterido.
 
 
RINDO À TOA
 
Um apostador de Guajará-Mirim passou o fim de semana em estado de graça. A Quina, loteria da Caixa Economia Federal, premiou na sexta-feira uma aposta feita na única lotérica da cidade. 
 
RINDO À TOA 2
 
Os números sorteados foram 03-25-50-56 e 78. O felizardo levou o prêmio principal no valor de R$ 690.005,27.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS