Sipam e prefeitura firmam parceria para planejamento do município de Porto Velho
Dois importantes trabalhos que o Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) vem desenvolvendo, o Amazônia Digital e o Sigiplam, foram apresentados hoje (13) durante uma reunião realizada entre os técnicos do Sipam e os secretários do município de Porto Velho Joelcimar Sampaio da Silva (Administração), Miriam Saldanã Peres (Fazenda), Fernanda Kopanakis (Regularização Fundiária e Habitação) e Israel Batista (Planejamento).* A Prefeitura quer a parceria do Sipam para facilitar o acesso das informações do seu Banco de Dados e ajudar no planejamento das suas atividades.* "Já existe um acordo de cooperação técnica entre nossa instituição e a Prefeitura e agora estamos consolidando novos projetos", destacou José Neumar da Silveira, gerente do Sipam.
*Segundo ele, o Amazônia Digital e o Sigiplam foram trabalhos produzidos através de uma complexa infra-estrutura tecnológica, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coleta de dados. "Graças a este aparato, o Sipam é capaz de promover o monitoramento da região e produzir informações em tempo próximo do real".
*O Sigiplam (Sistema Geográfico de Informações para o Planejamento Municipal), conforme explicou Luiz Gilberto Dall´Igna, Geólogo, da Divisão de Análise Ambiental do Sipam, tem como objetivo fornecera às Prefeituras Municipais uma poderosa ferramenta para o planejamento, a execução e a gestão das políticas públicas municipais.
*Já o Amazônia Digital, visualiza imagens de alta resolução do satélite Quickbird, de Porto Velho, que possibilita o levantamento de coordenadas, medindo distâncias entre dois pontos de interesse, visualiza imóveis, ruas, de modo que facilite o planejamento dos órgãos parceiros. "Tudo isso de forma simples e prática sem a necessidade de computadores de alta performance e pessoal especializado", explicou Carlos Eduardo Renk, chefe da Divisão de Monitoramento de Território.