Um grande trabalho na área de educação indígena vem sendo realizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Espigão do Oeste. A Representação de Ensino através da coordenadora de educação indígena, Vera França Taurino estará promovendo entre os dias 12 a 17 de fevereiro o I Encontro Pedagógico com os professores indigenas da etnia Cinta Larga.
*O evento que inicialmente iria acontecer na Aldeia Capitão Cardoso será realizado nas dependências da Casa do Agricultor. A escolha do local se dá pelo fato das dependências da casa do agricultor possuir espaço para as atividades, cozinha e o alojamento para os professores que deverão se deslocar das várias aldeias do município para participarem das oficinas de estudo.
Segundo informações da coordenadora Vera França, o Encontro Pedagógico tem por objetivo discutir as ações a serem implantadas nas escolas indigenas no ano letivo de 2007.
*A professora que ao longo de seu trabalho frente à educação indígena conquistou a simpatia e o respeito dos caciques das comunidades Cinta Larga, aposta nessa iniciativa da Seduc em promover esses seminários.
*O jovem Cinta Larga Juliano é professor indígena da Aldeia Roosevelt onde ensina a língua materna (Indígena), a mais de uma centena de curumins, se mostrou muito feliz com essa oportunidade de estar participando do encontro. Segundo o jovem professor, a oportunidade de estarem dividindo conhecimentos e experiências com os demais educadores é uma oportunidade única. “Essa é uma grande oportunidade para nós professores índios adquirir conhecimento para serem aplicados nas salas de aulas nas comunidades”, afirmou o educador Cinta Larga.
*As palavras do professor foram confirmadas pela coordenadora Vera Trajano que há vários anos esta a frente da educação indígena de Espigão do Oeste e conhece como ninguém as dificuldades enfrentadas para se desenvolver a educação indígena.