Com a proposta de discutir procedimentos administrativos, com vistas à melhoria da qualidade do ensino na rede estadual, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, reunião com todos os representantes de Ensino nos 33 municípios e jurisdições. Ao participar da abertura, o governador Ivo Cassol destacou a importância do evento e voltou a pedir dos representantes maior empenho na execução de suas atividades, lembrando que a missão a eles determinada não requer apenas honestidade, mas, também, competência, considerando que qualquer falha administrativa recai sobre o governo como um todo.
*O governador falou da necessidade de construção de novas escolas, ressaltando que o momento é de garantir a estrutura mínima, principalmente em localidades, como o distrito de União Bandeirantes, para só depois se pensar em ampliação das unidades que estão em funcionamento. Outro ponto que ele disse ser prioritário, foi com relação à manutenção e limpeza, incluindo-se o corte do mato aos arredores dos estabelecimentos educacionais.
Cassol também foi enfático ao pedir representantes de Ensino que denunciem possíveis negligências, como obras inacabadas e privilégios de servidores com abono de faltas e descumprimento da carga horária para a qual foram contratos. “Moralizar é importante, por isso, peço a cada um de vocês que nos ajude a continuar fazendo a diferença”, conclamou.
*A abertura das escolas aos finais de semana também fez parte da fala do governador, explicando que a medida deve ser adotada o mais rápido possível para garantir à comunidade, sobretudo às crianças e aos adolescentes de localidades pequenas, uma opção de lazer e interação desportiva. Para isso, ele disse que espera contar com a colaboração dos pais de alunos e da comunidade em geral no sentido de realizar as atividades juntamente com os professores, diretores das escolas e os próprios representantes de Ensino.
*No encontro, que segue até a próxima quarta-feira, os gerentes de cada setor da Seduc, como Projetos Especiais, Financeiro e Convênios, estão falando sobre suas respectivas áreas com vistas a facilitar o intercâmbio de ações com os representantes nos municípios.
*O secretário Edinaldo Lustoza reforçou as recomendações do governador observando que o momento é importante para que todas as dúvidas sejam sanadas. Ele ainda aproveitou para pedir aos participantes da reunião que façam o cadastro de todos os alunos dos seus respectivos municípios, que necessitam do transporte escolar. “Peço também que quando se tratar de reforma nas escolas, que vocês façam justificativas claras sobre os serviços necessários para que depois não sejamos obrigados a devolver dinheiro ao Estado”, alertou.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Câmara aprova projetos que incentiva ginástica e apresentação de bandas
*
Escolinhas Esportivas atendem mais de 800 crianças em bairros da capital