Como parte da programação do Dia Internacional da Mulher segue até o final do dia de hoje, 14 de março, a realização destinada às colaboradoras da Faculdade São Lucas do exame preventivo de câncer de colo de útero e orientações quanto ao auto-exame das mamas, como um procedimento preventivo ao câncer de mama. O atendimento foi feito durante toda a semana no laboratório e a coleta de material no ambulatório da Faculdade, na denominada Campanha Saúde da Mulher, que enfatiza o tema central "Mulheres pela Vida".
Para comemorar o dia 08 de março a Faculdade realizou um evento de confraternização, que ocorreu na manhã da referida data, no auditório da Instituição. Na ocasião, a psicóloga Renata Campana, do Departamento de Talentos Humanos (DTH), relatou o caso vivido pela atriz Patrícia Pillar com o tardio diagnóstico de um câncer de mama. Mostrando a importância de se cuidar, a enfermeira Taiane Falcão Teixeira ministrou uma palestra educativa pela sobre o tema "Câncer de Mama e de Colo de Útero". "O câncer de colo do útero tem 94% de chances de cura, desde que diagnosticado precocemente. No Brasil é a causa do maior número de mortes por câncer entre as mulheres e vem progredindo de forma assustadora entre as mais jovens", ressaltou a enfermeira.
Dentre as atividades coordenadas pelo Departamento de Talentos Humanos (DTH) e pelo Núcleo de Eventos e Cerimonial (NEC) as homenagens foram destaques. A diretora geral da São Lucas, Doutora Maria Eliza de Aguiar e Silva falou sobre as conquistas das mulheres ao longo da história e salientou: Apesar das 8 horas de trabalho há, ainda, as atividades de casa e os cuidados com a família. Tudo sem esquecer de ser feminina, sendo forte e sendo frágil.
O colaborador Silvio José M. dos Santos cantou belas músicas da MPB, com total clima de descontração da platéia, e declamou a composição "Metade" de Oswaldo Montenegro. As mulheres presentes assistiram um vídeo produzido pelos setores NEC e NUC, composto por depoimentos de colegas de trabalho e um relato histórico dos fatos que deram origem ao Dia Internacional da Mulher, feito por um grupo de colaboradoras, com direito a uma divertida mostra de erros de gravação. O evento foi encerrado com sorteio de brindes e um café da manhã.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Trabalho da Anvisa com vacinas vai ser avaliado pela OMS
*
Diretor-geral do TSE acompanha alistamento digital em Colorado