A 3ª Reunião Estadual de Controle da Dengue teve início nesta terça-feira (16), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, com o objetivo de discutir a política pública para controle da doença, com ações que deverão ter início no período das chuvas e se estender até o início do ano de 2009. Há indícios de um grande aumento na incidência de dengue em alguns municípios do Estado, superando, inclusive, dados referentes ao ano passado.
A reunião, que prossegue nesta quarta-feira (17), tem como participantes todos os municípios do Estado de Rondônia; responsáveis pela Epidemiologia da Agência Estadual de Vigilância Sanitária; Secretaria de Estado da Saúde; Ministério da Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde.
A primeira palestra foi apresentada por técnico do Ministério da Saúde, que informou os incentivos que serão dados aos Estados, pelo Ministério da Saúde, para o combate à dengue.
Na seqüência, o Diretor do Centro de Apoio Operacional Cível, Procurador de Justiça Gilberto Barbosa Batista dos Santos, proferiu palestra sobre a atuação do Ministério Público de Rondônia em direitos difusos e coletivos na área da saúde pública. Ele destacou a campanha “Porto Velho – Todos contra a Dengue”, realizada no início deste ano, oportunidade em que o Ministério Público conseguiu unir mais de 40 órgãos públicos das três esferas do governo, bem como representantes da sociedade civil, os quais, dentre outras atividades, inspecionaram mais de 80 mil imóveis em ação que contou com a participação de aproximadamente 2 mil voluntários.
Ao final do evento os representantes dos municípios elogiaram a atuação do Ministério Público na capital, com o apoio do CAO-Cível, e informaram que buscarão parcerias com as Promotorias de Justiça das demais Comarcas para a realização de campanha similar, aproveitando todo o material publicitário e de organização do evento, que foi prontamente colocado à disposição de todos pelo Membro da Instituição.