Fretistas pedem legalização da categoria em reunião com o prefeito

Fretistas pedem legalização da categoria em reunião com o prefeito

Fretistas pedem legalização da categoria em reunião com o prefeito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
 O representantes dos “fretistas”,pessoas que trabalham fazendo fretes , reuniram-se com o prefeito Roberto Sobrinho, na tarde desta quarta feira (31) em seu gabinete, no Palácio Tancredo Neves. Acompanhados do vereador Cláudio Carvalho e do presidente do Sindicado dos Taxistas (Sintax), Francisco Ferreira, que agrega a categoria, os trabalhadores solicitaram a regulamentação da classe. Cláudio Carvalho explicou que já existe uma lei municipal de sua autoria, a de nº 1909/2010, que regulamenta a profissão dos “fretistas” em Porto Velho. No entanto, para ser colocada em prática, depende de algumas ações da prefeitura, como por exemplo, fazer o cadastramento de todos os trabalhadores. “A lei estipula as condições do veículo, do condutor, taxas e impostos a serem cobrados, dentre outros itens. É semelhante à legislação que trata dos taxistas e mototaxistas”, observou.

O presidente do Sintax, Francisco Ferreira e o delegado do sindicato, Carlos Macedo, falaram dos benefícios que a categoria terá com a regulamentação. Um dos principais, segundo eles, será a possibilidade de contrair empréstimos bancários para comprar novos meios de transportes como caminhões e caminhonetes. Eles disseram que existem mais de 300 profissionais atuando em Porto Velho e que todos estão aguardando com ansiedade a liberação das placas para atuarem como determina a lei. “Nós acreditamos muito no senhor, porque é o primeiro prefeito que dá atenção para a nossa categoria”, afirmou Macedo.

Roberto Sobrinho declarou que vai mobilizar a Procuradoria Geral do Município (PGM) e as Secretarias de Fazenda (Semfaz) e de Transportes e Trânsito (Semtran) para tomar as providências necessárias. O prefeito solicitou a presença da chefe de gabinete, Miriam Saldaña à reunião para deixá-la a par das medidas a serem adotadas. Além disso, solicitou que o secretário Itamar Ferreira (Semtran), que também participou do encontro, faça os encaminhamentos necessários.

 Itamar Ferreira explicou que a Semtran, dentro da sua esfera de competência, já está tomando todas as providências no sentido de legalizar os trabalhadores. “Estamos preparando o edital de convocação dos trabalhadores, especificando todos os requisitos estabelecidos na lei, para que façam o cadastramento. Assim que o documento estiver pronto, será publicado através da imprensa”, informou o secretário.
 Os “fretistas” ainda fizeram outras solicitações ao prefeito, como a identificação dos pontos onde se concentram para atender aos clientes. Roberto Sobrinho anotou os pedidos e informou que todos serão analisados pela equipe técnica.
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS