A educação profissional está no discurso do empresariado, dos governadores e da presidente Dilma Roussef. Com essa tônica, foi iniciada a reunião técnica do novo Fórum de Educação Profissional ocorrido nos dias 5 e 6 de setembro de 2011, no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), na capital federal.
Gestores de 19 estados discutiram nesses dois dias a linha de intervenção nas suas unidades federativas, sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em pauta foram encaminhados também, a rearticulação do fórum de gestores estaduais de Educação Profissional e tecnológica (EPT) e a situação dos estados na operacionalização dos programas Brasil profissionalizado e Ensino técnico na modalidade à distância (E-Tec).
Para a gerente de educação profissional do Estado de Rondônia, Tereza Sabino, com a implementação desse novo fórum será possível subsidiar o Consed nas articulações políticas e técnicas junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).
De acordo com Sabino, nesse encontro houve avanços, e algumas ações já foram traçadas para auxiliar os secretários estaduais de educação na reunião com o ministro da educação, Fernando Haddad, agendada para a próxima segunda-feira, 12 de setembro.