Sindicato dos soldados da borracha se reúne em Jaru e lota as dependências da Câmara Municipal

Sindicato dos soldados da borracha se reúne em Jaru e lota as dependências da Câmara Municipal

Sindicato dos soldados da borracha se reúne em Jaru e lota as dependências da Câmara Municipal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

A Câmara Municipal de Jaru lotou na tarde do último sábado para a discussão da PEC 556 que beneficiará os soldados da borracha, marginalizados por anos a fio pelos governos do país. Eles foram lançados na Amazônia sem nenhuma proteção nem benefício para deflagrar o crescimento do país no famoso “Ciclo da Borracha” que alavancou por décadas recursos para o país com destaque para Manaus.
A coisa andava meio na base do “banho Maria” até que com a constituição do Sindicato liderado por José Romão Grande o cerco começou a se fechar sob o Governo com as exigências aos reparos causados aos soldados da borracha, muitos já mortos em função das doenças tropicais, ou ainda atacados por onças e outros animais quando viviam a revelia pela selva em busca do sustento, no entanto sobraram as famílias que vivem hoje com o salário de R$ 1.090,00, considerado pequeno pelo sindicato. No amplo aspecto das reivindicações estão as famílias dos seringueiros.

Na briga do sindicato está a transformação do salário para o teto de R$ 4.500,00 para os antigos pracinhas e a senadora Vanessa Grazziotin do estado do Amazonas é uma aliada da classe juntamente com o presidente da Câmara Federal Maia.
A REUNIÃO

Representando o SINDISBOR Porto Velho esteve em Jaru o vice-presidente do sindicato George Teles Menezes ex-assessor do então deputado federal Eduardo Valverde (falecido tragicamente em um acidente de transito no ano passado) aproveitou a reunião para explanar o andamento do processo que poderá facultar o benefício de aumento de salários a classe. Segundo ele as negociações estão bem avançadas e a ação judicial 18/12/09 que trata da violação dos direitos humanos imputadas aos soldados da borracha está na segunda vara federal. “Dilma já reconheceu que o país tem uma dívida com os soldados da borracha, assim como o senador Paulo Pain que agendou audiência com a Comissão dos Direitos Humanos no Ministério da Defesa” relata e completa “A articulação está muito boa. Em 19 de Novembro do ano passado a diretora de Gestão Interna do Gabinete Elisa Smaneoto encaminhou documento ao Sindsbor acusando o recebimento do ofício 140/Sindsbor relatando que o documento de proposta de emenda constitucional a PEC 556 de 2002 de autoria da senadora Vanessa Graziotin que trata de extensão de direitos aos seringueiros e soldados da Borracha que serviram como combatentes da 2ª Guerra através do processo 2010.41.00.000084-5 está no Tribunal Regional Federal- 1ª Região e foi encaminhado para análise a Presidência da República”. Frisou.

O sindsbor tem hoje 4.800 filiados e herdeiros que terão direito ao beneficio. Só em Jaru mais de cem pessoas lutam pelo reconhecimento dos direitos e um salário mais digno pela luta direta ou indireta (através de herdeiros). O representante do Sindsbor em Jaru é Júlio Alves Machado que está responsável pela documentação para encaminhar ao Sindicato.
CALOTE

Um registro da história desconhecido por muitos foi contado a nossa reportagem antes da reunião pelo pracinha Antonio Barbosa da Silva, 87 anos e confirmado pelo vice-presidente do Sindsbor George. Segundo eles, além da dívida natural de não reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela classe existe o desvio de cerca de 140 mil dólares por parte de Eurico Gaspar Dutra. O recurso foi enviado pelo governo de John Kennedy para os soldados da borracha, porém nunca chegou a seu destino.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS