 |
|
Inscrições para o suposto curso teria sido feito dentro do Shopping Cidadão, em Porto Velho.
|
Uma denúncia enviada por e-mail ao jornal eletrônico Rondoniaovivo, indica a existência de uma nova modalidade de golpe em plena atividade em Porto Velho. As vítimas são desempregados e/ou pessoas que estejam em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo foi relatado no texto, uma amiga da denunciante teria sido “selecionada” para uma entrevista de emprego do Carrefour, e para fazer bonito na hora da tal conversa, a mesma teria pago valor correspondente a R$ 50, o valor seria destinado a um curso que entre outras coisas deveria "segurar a vaga". Como ela, várias outras pessoas também pagaram o valor, e tudo teria sido feito dentro do Shopping Cidadão.
As exigências começaram a levantar suspeitas e alguns “candidatos” desconfiaram do “emprego”. Desconfiados pela falta de divulgação e por ainda não aparecer nada de Carrefour em mídias e nenhum outro lugar e com a forte suspeita de estar caindo em fraude, uma dessas pessoas foi tentar achar alguém para conversar, e acabou descobrindo que era tudo FRAUDE.
Servidores de uma rede comercial, do mesmo grupo, registrou queixa. Conforme teria sido levantado e mais de mil pessoas aqui em Porto Velho já teriam feito essa tal "matricula". Todo o golpe estaria sendo atribuído a um grupo intitulado “LEÕES DO NORTE”.
Em contato com representante do Shopping Cidadão foi passada a informação de que o auditório do local é utilizado com frequência para o atendimento da população através do Sistema Nacional de Empregos (SINE), órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e que atende a parte da população que está a procura de uma vaga ou uma recolocação no mercado de trabalho.
Foi esclarecido que nesses casos o acompanhamento seria feito integralmente pelo próprio SINE. Em contato com o representante do Sistema Nacional de Empregos o atendimento foi feito pelo gerente estadual da entidade, João Carlos. Ele esclareceu que, quando há necessidade e é feita solicitação pela empresa, o Sistema solicita ao Shopping Cidadão a liberação do auditório para que as pessoas sejam atendidas em local adequado e a seleção possa ser melhor conduzida pela empresa solicitante.
João asseverou ainda que recentemente não houve nenhuma solicitação de qualquer empresa ligada ao Carrefour para utilização do espaço ou para cadastramento de profissionais. Porém, conforme foi explicado por ele um hipermercado recém-inaugurado em Porto Velho teria recentemente feito seleção no espaço do Shopping Cidadão, e assegurou ainda que o trabalho do SINE, nestes casos é apenas o de conclamar os trabalhadores, organizar o espaço para as entrevistas e a partir daí se encerra o envolvimento do órgão na gestão do processo.