Para o deputado federal, o maior benefício da implantação do Ifro em Jaru seria a oferta gratuita de cursos de nível superior e pós-graduação. Entre as graduações o deputado destaca a formação em medicina veterinária para atender toda a região. “Poderemos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado federal eleito Lucio Mosquini se reuniu em Porto Velho com o reitor do Instituto de Federal de Rondônia (Ifro), Écio Naves Duarte, para tratar da instalação de um Câmpus do Ifro em Jaru.
Para o deputado federal, o maior benefício da implantação do Ifro em Jaru seria a oferta gratuita de cursos de nível superior e pós-graduação. Entre as graduações o deputado destaca a formação em medicina veterinária para atender toda a região. “Poderemos ter outros cursos, é claro, mas nossa região tem potencial agropecuário e entendo que o curso de medicina veterinária é o mais viável neste momento”, acrescentou.
O reitor Écio Duarte acenou positivamente quanto à possibilidade levar o Ifro para Jaru. Disse que a Reitoria já trabalha com este objetivo e que já fez visitas ao município para conhecer os possíveis locais de construção. Destacou, inclusive, a realização de uma audiência pública para tratar do assunto.
Écio Duarte garantiu que o Ifro tem interesse de atender a região de Jaru, que tem a maior bacia leiteira do Estado. No entanto, ele fez algumas ressalvas, entre elas a falta de um terreno para instalação do Câmpus.
Quanto ao terreno, Lucio Mosquini disse que vai tratar desse assunto pessoalmente com a prefeita Sônia e com os vereadores. “Temos áreas nas zonas rural e urbana. Vou sugerir à prefeita Sônia que ela alugue um prédio provisório para o funcionamento do Ifro até a construção da nova sede. Tenho certeza que vamos encontrar uma solução”, assegurou.
Ainda referente às possíveis localidades para construção, Mosquini disse que o município tem uma área disponível ao lado do aeroporto, na Linha 603 (RO-464) sentido Theobroma. “A rodovia é asfaltada e o acesso é fácil, com cerca de 5 km da BR-364. Vamos amadurecer essa ideia”, disse.
De acordo com o deputado federal, o mais importante neste momento é a intenção da Reitoria do Ifro de implantar uma unidade em Jaru. “Não encontramos barreiras no Ifro. Isso já é um grande avanço para que possamos realizar esse sonho para a nossa população”, frisou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!