Reunião busca fortalecer associação de catadores de matérias recicláveis
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Chiquinho da Emater, recebeu na manhã desta quarta-feira, membros da Associação de Moradores e Catadores de Materiais Recicláveis de Jaru e Região e o vereador Benildo Márcio. Na oportunidade, eles discutiram ações para fortalecer a categoria, bem como falaram da construção do barracão, que já começou.
De acordo com o secretário Chiquinho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está apoiando e dando suporte aos catadores, pois sabem da importância deles para Jaru. “Após a conclusão do barracão, vamos começar a reciclar nosso material e colaborar muito com o meio ambiente”, frisou.
.jpg)
O presidente da entidade, Dorli Caetano Neves, explicou que os mais de 30 catadores, que fazem parte a associação, retiram das ruas quase 20 mil quilos de material reciclável por mês. “Quando o barracão estiver pronto, vamos conseguir muito mais que isso, principalmente das residências. Pois sei que a maioria das pessoas quer separar o lixo. Todos estão conscientes”.
Para a catadora Maria Avelino de Almeida, que há 20 anos trabalha com reciclado, com a organização da associação e a construção do barracão tudo ficará melhor. “Minha vida é sonhar com isso, pois é deste trabalho que retiro meu sustento”, disse.
O vereador Benildo Márcio reiterou o apoio aos catadores e falou da importância deles para a sociedade. “Organizados e com toda estrutura necessária, eles farão muito mais para Jaru. Por isso estamos juntos nessa causa”, citou.
Curso
Já está em fase final de projeto, um curso que a Semma estará trazendo para a associação e também para outras pessoas que tiverem interesse. O curso vai ensinar a fazer produtos a partir de pneus. Uma forma de tirar os pneus das ruas e promover renda as famílias.
Colaboração
O secretário Francisco ainda lembrou que todos podem ajudar. “Quem tiver material que pode ser reutilizado, basta ligar na Semma: 3521-4983, que uma equipe passará para buscar”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!