CURTO PRAZO: Educação e política marcam segundo dia de congresso em São Paulo

Participantes debatem sobre ações no setor após as eleições

CURTO PRAZO: Educação e política marcam segundo dia de congresso em São Paulo

Foto: Divulgação

 

O segundo e último dia de atividades do 6º Congresso da Jeduca em São Paulo (SP), que conta com a participação do Rondoniaovivo, foi marcado por intensas discussões e muita reflexão do que pode acontecer com a educação após as eleições gerais que acontecem em outubro.
 
Uma das primeiras mesas reuniu as jornalistas Vera Magalhães (O Globo, CBN e TV Cultura), Maria Cristina Fernandes (Valor Econômico e CBN) e Felipe Moura Brasil (Estadão, Rádio Eldorado FM e CNN Brasil). Com o tema “Política e educação em tempos polarizados”, as discussões focaram no futuro do setor.
 
“Infelizmente estamos vendo uma política de desmonte da educação, onde vemos sucessivas trocas de ministros que estão apenas preocupados em atender a base do presidente Jair Bolsonaro. E os discursos dele deixam isso bem claros, onde o setor não é uma de suas prioridades”, resumiu Vera Magalhães.
 
“O Ministério da Educação está servindo, nos últimos tempos, para apenas atender os interesses de Bolsonaro e seus aliados. A prova foi a operação que culminou na prisão do pastor e ex-ministro Milton Ribeiro. O MEC se transformou em um balcão de negócios e para atender aqueles que são próximos e apoiam este governo”, comentou Maria Cristina Fernandes.
 
“É desolador ver a situação que a educação do país está se tornando. Não há perspectivas de melhoras, até porquê o orçamento que está sendo feito para atender os aliados está extremamente minguado em recursos para o setor. E só estamos vendo o presidente e seus aliados apenas preocupados em falarem para seu público”, afirmou Felipe Moura Brasil.
 
A jornalista Vera Magalhães também comentou os ataques durante e após o debate em rede nacional que aconteceu na TV Bandeirantes. Porém, poucas horas depois do encerramento de um debate que ela participou na TV Cultura, ela foi novamente vítima de ataques verbais do deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos).
 
Programação
 
Depois de dois anos sem atividades presenciais por conta da pandemia da Covid-19, o 6º Congresso da Jeduca ainda teve outros debates: “Educação com escolas fechadas – experiências internacionais”, “O movimento ‘don’t say gay’, nas escolas americanas”, “TED Política na Escola – alunos sabatinam candidatos”, “Jornalismo, leveza e humor – a educação sob diferentes abordagens”, TED Dona Êda – uma história na EJA”, “Retrocessos na educação – qual o caminho para reconstruir as escolas públicas” e as oficinas “Eleições nas redes sociais”, além de “As desigualdades raciais na trajetória dos estudantes”.
 
*O jornalista viajou para o congresso em São Paulo (SP) à convite da Jeduca.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS