DRAMA: Passageiros de voo internacional ficam retidos em Porto Velho

Grupo havia ido ao Equador assistir ao jogo do Flamengo contra o Atlético Paranaense, na decisão das Libertadores da América

DRAMA: Passageiros de voo internacional ficam retidos em Porto Velho

Foto: Divulgação

Um grupo formado por cerca de 100 passageiros que embarcou em um voo da empresa Avianca, no último domingo (30), na cidade colombiana de Bogotá e, tinha como destino a cidade de Guarulhos, em São Paulo, teve que interromper a viagem e ficar em Porto Velho. 
 
Isso, devido à uma pessoa que estava no avião, ter tido um princípio de parada cardíaca e precisar de atendimento médico de urgência. A aeronave teve que fazer voo precisou ser desviado para atender a uma emergência médica no Aeroporto Internacional de Porto Velho, às 20 horas do domingo. 
 
Segundo um dos passageiros que estava no voo, Bernardo Brasil, a maioria deles eram torcedores do Atlético Paranaense e do Flamengo, que foram até a cidade de Guayaquil, no Equador, para acompanhar a final da Taça Libertadores da América.
 
 
Ele relatou que ao pousarem em Porto Velho, todos os que estavam no avião, tiveram os passaportes confiscados por um funcionário do aeroporto a pedido da Polícia Federal. Além disso, ficarem sem as malas e só foram encaminhados para um hotel da capital rondoniense, por volta de 1h30 da madrugada, somente com a roupa do corpo. 
 
“Eu, por exemplo, viria para Porto Velho mesmo, mas tem muita gente reclamando que tinha reuniões hoje, e que iria perder”, comentou Bernardo.
 
Após descerem do avião, relatou, todos ficaram no saguão sem nenhuma explicação, tiveram seus documentos retidos e colocados em uma sacola. Os tripulantes foram mandados para um hotel da cidade. Os passageiros não conseguiram ter acesso a itens básicos de higiene, já que estavam sem acesso às bagagens de mão e, segundo os funcionários do aeroporto, só seriam entregues em Guarulhos.
 
O grupo de viajantes ficou revoltado com a forma como foram tratados por parte da Avianca, da administração do aeroporto e da Polícia Federal. Eles fizeram vários vídeos relatando a situação.
 
Em um desses, que foi compartilhado nas redes sociais, uma produtora da Rede Bandeirantes, que estava no voo, expressou a toda a indignação dela e do grupo. 
 
“Simplesmente, a Avianca, depois de 3h no avião, dentro do avião, pediu para todo mundo desembarcar, confiscou os passaportes de todos os passageiros e, agora, estão falando que só vamos ter um voo à tarde. Ou seja: vamos para um hotel sem passaportes e sem as nossas malas. Isso é um absurdo!”, disse a jornalista. Ela precisava retornar para São Paulo para um mais um dia de trabalho, nesta segunda-feira(31).
 
Esquecidos
 
Segundo prints feitos pelos passageiros, o site da Avianca informa que o voo estava normal e que chegou em São Paulo, no horário em que estava programado, às 04h47 da manhã, como previsto no bilhete. 
 
 
Outra reclamação feita pelos passageiros é a de que não receberam nenhum apoio de empresa em relação à alimentação, ou qualquer informação sobre as despesas nesse sentindo. O grupo está pagando por conta própria as despesas com refeições. A mesma situação foi relatada pelos tripulantes, em conversas com os passageiros. 
 
O Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, apesar de carregar o título, funciona apenas como um aeroporto nacional já que nele não há alfândega ou aduana. Elas são repartições governamentais oficiais de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele vindas. Além, de serem responsáveis, inclusive, pela cobrança dos tributos.
 
O Rondoniaovivo entrou em contato com as assessorias de comunicação da Avianca e a administração do aeroporto de Porto Velho informou em nota: 
 
O Aeroporto de Porto Velho informa que, na noite do domingo (30), um voo que partiu de Bogotá (Colômbia) e tinha como destino Guarulhos (SP), solicitou pousar no aeroporto devido a uma emergência médica a bordo. Após o pouso, o passageiro foi atendido pela equipe de atendimento pré-hospitalar do Aeroporto e encaminhado para unidade hospitalar. A aeronave ainda está em Porto Velho. 
 
O Aeroporto ressalta ainda que, de acordo com os protocolos da aviação, todos os procedimentos foram adotados para garantir o atendimento do passageiro e a segurança do voo.  O ocorrido não causou impacto nas operações do Aeroporto de Porto Velho, que seguem ocorrendo normalmente. Para mais informações, é preciso acionar a companhia aérea.
 
Outro lado
 
Cerca de cinco horas depois da publicação desta reportagem, a companhia aérea entrou em contato com o jornal eletrônico e enviou a seguinte nota, que será reproduzida na íntegra:
 
Em relação ao voo AV249, desviado ontem - 30 de outubro - para o Aeroporto Governador Jorge Teixeira, na cidade de Porto Velho (RO), devido a um passageiro que necessitava de atendimento médico, informamos que:
 
- O passageiro foi transferido para atendimento médico. 
 
- No momento, estamos alinhando com as autoridades colombianas e brasileiras um voo de resgate para chegar a Porto Velho hoje à noite (dia 31 de outubro).
 
- Uma vez que as permissões estejam em vigor e o avião chegue a Porto Velho, retomaremos o voo para São Paulo por volta das 21h30 desta segunda-feira. 
 
- Destacamos um representante da empresa para ir até Porto Velho. Ele estará no aeroporto a partir das 16h desta segunda-feira.
 
- Os passageiros estão recebendo hospedagem e refeições e serão notificados em cada hotel sobre o horário de transferência para o aeroporto. Também forneceremos mais informações aos hotéis onde nossos viajantes estão hospedados para a logística da transferência. 
 
Lamentamos esta situação que nossos passageiros estão passando e lhes asseguramos que estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para levá-los ao seu destino o mais rápido possível.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS