GRADUAÇÃO: UNIR abre processo seletivo para seleção com notas do Ensino Médio

São oferecidas 928 vagas em 49 cursos gratuitos de graduação

GRADUAÇÃO: UNIR abre processo seletivo para seleção com notas do Ensino Médio

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou na última sexta-feira (12), o Edital Completar do Processo Seletivo, o PS UNIR 2023, para seleção de novos alunos para os cursos de graduação por meio das notas do Ensino Médio. Nesta etapa poderão se inscrever candidatos que não realizaram o Enem ou que não tenham sido aprovados na etapa anterior. Com isso, a Universidade amplia o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. 
 
 
As vagas e os cursos - São oferecidas 928 vagas em 49 cursos gratuitos de graduação nos campi de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena. As oportunidades são para os cursos com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, que começará em 19 de junho, e haverá reserva de vagas para o sistema de cotas. O Edital Complementar do PS UNIR 2023.1 está disponível na íntegra aqui e em anexo abaixo. Também podem ser consultados o Quadro de Vagas, Cronograma, e demais anexos. 
 
 
Período de inscrição – As inscrições estarão abertas no período de 16 a 28 de maio e deverão ser realizadas exclusivamente de modo online, por meio do Sistema do Processo Seletivo de Discente. Todo o processo de inscrição, acompanhamento e confirmação das inscrições será realizado de modo online no endereço mencionado e as informações serão sempre divulgadas no Portal da UNIR (www.unir.br). 
 
 
Seleção - No edital complementar a seleção dos candidatos é feita pela média das notas de Português e Matemática obtidas ao longo do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Por isso, as notas deverão ser informadas no ato da inscrição e depois comprovadas na entrega do histórico escolar, no momento da matrícula, pelos candidatos aprovados. Podem ser utilizadas qualquer modalidade de /ensino Médio e conceitos obtidos. O edital complementar de seleção via notas do Ensino Médio traz o detalhamento sobre todo esse processo de seleção e está disponível para consulta no portal da UNIR (www.unir.br) e no Portal de Processos Seletivos. 
 
 
Início das aulas e convocações para matrícula - O início das aulas para cursos com ingresso no primeiro semestre letivo (2023.1) será no dia 19 de junho, conforme previsto no Calendário Acadêmico 2023 da UNIR. As chamadas para matrículas, se necessário, serão realizadas mesmo após o início das aulas, respeitando o limite máximo de 25% do tempo transcorrido desde o início do semestre letivo. 
 
 
Cursos do segundo semestre – Este edital não se aplica aos cursos com entrada no semestre 2023.2, uma vez que, posteriormente, será publicado outro edital para seleção com notas do Ensino Médio para cursos com início no segundo semestre letivo, com cursos, vagas e cronograma específico. 
 
 
Serviço de Orientação ao Usuário – Mais informações sobre o PS UNIR 2023, e mesmo auxílios para as inscrições, podem ser obtidos por meio do Serviço de Orientação ao Usuário, o SOU UNIR. Para isso podem ser enviados e-mails para o endereço sou@unir.br ou mensagens por WhatsApp para o número (69) 2182-2016. Além disso, aqui é possível encontrar uma relação de contatos de cada uma das unidades da UNIR em que estão sendo oferecidas vagas no PS UNIR 2023. 
 
 
As informações referentes ao PS UNIR 2023 e todos os documentos e etapas do processo seletivo podem ser acessados aqui, inclusive o cronograma com as datas das próximas etapas. 
 
 
Cursos em todo o Estado - A UNIR é a única Universidade pública de Rondônia e oferece mais de 60 cursos de graduação em todas as regiões do Estado. Todos os seus cursos são gratuitos e a instituição mantém uma política de assistência estudantil, para garantir a permanência de estudantes nos cursos para os quais são selecionados.
 
 
Esta política prevê a oferta e pagamento de bolsas e auxílios para os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Universidade. Dentre os critérios está a vulnerabilidade socioeconômica, uma vez que a prioridade é auxiliar alunos de famílias de baixa renda. Entre as modalidades de auxílios oferecidos para garantir a continuidade dos alunos estão os auxílios transporte, alimentação, creche e moradia, além da bolsa permanência. 
 
 
Além disso, a Universidade mantém programas próprios de iniciação científica, de extensão e de inovação. Também nestes casos os alunos selecionados recebem bolsas para desenvolver, sob orientação de professores orientadores, todos doutores ou mestres, projetos específicos, que são complementares na formação acadêmica e profissional.
 
 
O objetivo da UNIR com estas iniciativas é garantir que os alunos tenham condições de se manterem na Universidade mesmo em condições sociais adversas, e também oferecer uma formação que vá além do currículo básico dos cursos, voltando-se também para a preparação para a pesquisa, pós-graduação e para ampliar o contato com as realidades que vão além das aulas.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS