EFEITO CLIMÁTICO: Rio Madeira apresenta indicador de seca intensa em Rondônia

Medição feita no último domingo apresenta baixo nível de água na calha do rio

EFEITO CLIMÁTICO: Rio Madeira apresenta indicador de seca intensa em Rondônia

Foto: Ag Brasil

O monitoramento do nível do rio Madeira em Porto Velho apresentou um indicador preocupante neste final de semana com nível abaixo da média. No domingo (16), a marca estava em apenas 4,64 metros apesar que ainda não atingiu o momento mais intenso do verão amazônico. No mesmo período do ano passado, a medição estava bem acima com 8,39 metros de marca.

 

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil, coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, informou que todos indicadores apontam para uma crise hídrica em Rondônia. Um plano de contingência foi criado pelo Estado e a atuação em conjunto com municípios visa minimizar os impactos. O comandante também alertou para os riscos de incêndios florestais no período que vai até novembro próximo.

 

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) já vinha alertando sobre a severidade da crise hídrica que irá afetar o estado este ano e busca a união de esforços para enfrentar o período de seca e queimadas. O Censipam, que possui expertise no monitoramento ambiental via satélite e sistemas de informação geográfica, apresentou dados alarmantes que evidenciam a urgência de ações coordenadas e eficazes para a gestão dos recursos hídricos.

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS