Apesar do cenário complicado, promessas como Estêvão dão esperança à seleção brasileira

Apesar do cenário complicado, promessas como Estêvão dão esperança à seleção brasileira

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Poucos jogadores tiveram um início tão impressionante quanto Estêvão, a jovem estrela do Palmeiras. Por isso mesmo, as melhores casas de apostas já estão apontando para um futuro muito promissor do atacante.

Aos 17 anos de idade, ele já tem contrato firmado com o Chelsea e fez sua estreia pela seleção brasileira. Aliás, o talento do jovem tem sido um dos poucos motivos de esperança da torcida canarinha.

Isso porque a seleção já vive, há muitos anos, uma verdadeira crise. Não apenas tem acumulado resultados negativos, com eliminações precoces, como viu o nível técnico de seus jogadores cair vertiginosamente.

Basta lembrarmos os nomes que o Brasil tinha, por exemplo, na Copa do Mundo de 2006. É verdade que a campanha foi muito ruim, mas havia opções de enorme talento: Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Adriano, Roberto Carlos, Cafu, Zé Roberto, Juninho Pernambucano, entre muitos outros.


Crise futebolística

Depois disso, ano após ano, o nível técnico foi caindo, e os resultados dentro de campo comprovaram isso. Em 2010, o Brasil ainda tinha um time competitivo e acabou eliminado para a forte Holanda em um jogo em que a seleção comandada por Dunga começou melhor e poderia ter definido o placar ainda no primeiro tempo.

De 2014 em diante, porém, foi vexame atrás de vexame. Primeiro, a humilhante derrota para a Alemanha em casa. Depois, duas eliminações para seleções com muito menos tradição: Bélgica, em 2018, e Croácia, em 2022.

Isso sem falar nos péssimos resultados em seguidas edições da Copa América. Portanto, a torcida brasileira não vê motivos para acreditar em uma recuperação no futuro breve.


Jovens talentos

Apesar disso, sempre reside um fio de esperança no talento individual de alguns jogadores.
 
E um deles é justamente Estêvão, que, com apenas 17 anos, já tem encantado milhões de torcedores. Ele e Endrick, outra cria palmeirense, são duas das principais promessas do futebol brasileiro.

De todo modo, o caminho para o Brasil voltar aos tempos de glória parece que será longo. Acontece que no futebol sempre é possível que um time, mesmo atravessando um momento complicado, tenha sucesso em um torneio de mata-mata. Basta que o treinador encaixe uma boa formação ou algum jogador esteja inspirado durante o torneio.

Mas se o Brasil quiser voltar a disputar o título mundial de forma consistente terá de repensar todo o seu futebol e a formação de jogadores. Enquanto isso, o alento é o surgimento de jovens talentosos que, vez ou outra, poderão colocar o Brasil novamente na luta por títulos importantes.
Direito ao esquecimento
Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?
Você votaria em um candidato assumidamente homossexual?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS