SERÁ?: Segunda Terra corre risco de estar escondida no Sistema Solar

A região não teria mais que três vezes a massa da Terra, e estaria a cerca de 500 unidades astronômicas do Sol

SERÁ?: Segunda Terra corre risco de estar escondida no Sistema Solar

Foto: iStock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Novas evidências descobertas por cientistas apontam a possibilidade da existência de um mundo oculto, e que foi provocado com a descoberta de objetos agrupados na órbita de Netuno — os chamados objetos transnetunianos (“trans-Neptunian objects”, ou TNOs na sigla em inglês). 
 
Isso levou os cientistas a estudar a possibilidade de existir um ‘Planeta Nove’, uma espécia de segunda Terra escondida além do alcance. Segundo os cientistas planetários Patryk Sofia Lykawka, da Universidade Kindai, no Japão, e Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, este mundo seria congelado e escuro. 
 
A região não teria mais que três vezes a massa da Terra, e estaria a cerca de 500 unidades astronômicas do Sol (medida de comprimento que usa como referência a distância média da Terra ao Sol). 
 
A título de comparação, o objeto mais distante que já encontramos no Sistema Solar estava a uma distância de 132 unidades astronômicas do Sol. Plutão, por exemplo, está a uma distância média de 40 unidades astronômicas do Sol. “Prevemos a existência de um planeta semelhante à Terra e de vários objetos transnetunianos em órbitas peculiares no sistema solar exterior”, declararam os cientistas. 
 
Eles dizem que este planeta parecido com o nosso teria uma massa entre 1,5 e 3 vezes a da Terra e uma órbita cujo ponto mais distante do Sol estaria entre 250 e 500 unidades astronômicas do Sol. “Um conhecimento mais detalhado da estrutura orbital no distante Cinturão de Kuiper pode revelar ou descartar a existência de qualquer planeta hipotético no sistema solar exterior”, conclui a dupla de cientistas japoneses. 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS