O evento oferece bolsas de R$ 3 mil para sete artistas selecionados e bolsas de R$ 1,2 mil para três estagiários que atuarão como mediadores culturais.
Com o tema 'Arte e o Clima', a mostra propõe transformar resíduos em obras e estimular reflexões sobre as mudanças climáticas. Os artistas selecionados participarão de uma residência híbrida, vivenciando um processo de criação coletiva, e terão suas produções expostas por 30 dias na Galeria Cujuba, em Porto Velho (RO), em outubro, com extensão virtual no site
www.artecujuba.com.
Ao todo, serão cinco artistas de Porto Velho e dois de outros municípios de Rondônia. Já as vagas de estágio são voltadas a estudantes de artes ou áreas afins, que também receberão formação específica em mediação artística na Amazônia.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos links:
A programação da mostra contará ainda com sarau de abertura, visitas guiadas, bate-papos, mediação com escolas públicas e a produção de um vídeo-relatório que documentará todo o processo criativo e as reflexões geradas.
A 2ª Mostra Cujuba de Artes Integradas é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e reafirma o compromisso de valorizar a cultura regional e ampliar o acesso a espaços de criação e formação artística na Amazônia.
Serviço
O que: 2ª Mostra Cujuba de Artes Integradas 'Arte e o Clima'
Inscrições: até 20 de agosto de 2025
Abertura da mostra: outubro de 2025
Local: Espaço Cujuba Porto Velho (RO)