O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta semana que Rondônia receberá cinco consultórios odontológicos móveis, que atenderão comunidades distantes do Estado com a mesma qualidade de um serviço privado.
Cada unidade é equipada com cadeira odontológica, aparelho de raio-X, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação e pode ainda ser adaptada com impressoras 3D para a produção de próteses.
'O presidente Lula está entregando 400 unidades móveis do projeto Brasil Sorridente, e para Rondônia serão cinco unidades novinhas para atender a população', afirmou o ministro.
A iniciativa faz parte de um conjunto de investimentos voltados para a melhoria do sistema de saúde no Estado. Ainda em agosto, Porto Velho foi incluída no grupo de cidades que iniciaram testes pioneiros de exames para diagnóstico de câncer do colo do útero sem a necessidade do papanicolau.
Criado em 2004, o Brasil Sorridente integra a Política Nacional de Saúde Bucal e tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços odontológicos. O programa busca prevenir, diagnosticar e tratar problemas de saúde bucal, reduzindo barreiras históricas e evitando diagnósticos tardios.