RONDÔNIA: Tem 40,7% de professores ativos não concursados atuando como emergenciais

Quanto maior a proporção de concursados, maior tende a ser a continuidade das equipes pedagógicas

RONDÔNIA: Tem 40,7% de professores ativos não concursados atuando como emergenciais

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
4 pessoas reagiram a isso.
Rondônia tem 59,3% dos professores da rede estadual com vínculo concursado, segundo dados divulgados pela página Geografia Panorâmica com base no Censo Escolar 2025, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 
 
Na prática, isso significa que 40,7% dos docentes que atuam em salas de aula nas escolas públicas rondonienses não ingressaram por concurso público. Esses profissionais estão vinculados, em sua maioria, por meio de contratos temporários firmados via processo seletivo simplificado mecanismo que tem sido utilizado com frequência pelas administrações públicas em substituição à realização de concursos para preenchimento efetivo de vagas.
 
O cenário nacional revela fortes contrastes. A Bahia lidera com 94,1% do quadro formado por profissionais com vínculo estável. Em seguida aparecem Rio de Janeiro, com 91,8%, e Amazonas, com 84,3%.
 
Na outra ponta, o Acre registra apenas 16,2% de professores concursados. Também apresentam baixos percentuais o Espírito Santo, com 24,5%, e Mato Grosso do Sul, com 27,2%.
 
São Paulo, que concentra a maior rede estadual de ensino do país, aparece com 45,1% de docentes com vínculo estável, índice ligeiramente abaixo da média nacional.
 
Os números funcionam como um termômetro da estabilidade do trabalho docente. Quanto maior a proporção de concursados, maior tende a ser a continuidade das equipes pedagógicas, o fortalecimento do vínculo com a comunidade escolar e a previsibilidade da carreira. Quando o percentual é reduzido, cresce a dependência de contratos temporários, com impactos como maior rotatividade, incerteza funcional e mudanças frequentes no quadro de professores.
Direito ao esquecimento
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS