Na manhã de ontem (24), a Prefeitura de Vilhena realizou, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook , uma audiência pública para apresentação e avaliação das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2020.
O Folha do Sul acompanhou a audiência virtual e estranhou a baixa audiência do evento que tratou das ações da prefeitura referentes aos meses de setembro a dezembro do ano passado.
Em contato com o Secretário Municipal de Comunicação, Herbert Weil, ele assegurou que a publicidade sobre a realização do evento foi ampla, com divulgação em diversas mídias e veículos de comunicação. Weil afirmou ainda que foram enviados convites físicos e via e-mail para órgãos como Ministério Público, Tribunal de Contas, OAB e para os vereadores; além de dezenas de entidades representativas de diversos setores da sociedade.
O secretário explicou que a audiência para apresentação das metas fiscais, que é uma exigência em lei para que seja dada transparência aos gastos, é uma apresentação extremamente técnica e muito complexa de ser entendida por aqueles que não estão familiarizados com o assunto.
“Eu acredito que as pessoas tenham realmente dificuldade de entender o que está sendo dito, porque não é voltada para o público, e sim para os órgãos de controle externo, como o Ministério Público e Tribunal de Contas. Isso é um fator que reduz a audiência, porque não é um evento popular, é um evento técnico, restrito, no sentido de interesse, àqueles que acompanham os processos de gastos, investimentos e receitas da prefeitura”, disse.
Ainda de acordo com Weil, a audiência é um mecanismo de transparência e facilitação para a fiscalização. Ele esclareceu também que todos os dados divulgados hoje durante a audiência pública, estão disponíveis no Portal da Transparência. “Também a audiência que foi transmitida ao vivo, fica arquivada no Portal da Prefeitura de Vilhena, e pode ser acessado por todos a qualquer tempo”, afirmou.