REFERÊNCIA: Machadinho do Oeste é destaque nacional em prêmiação sobre gestão municipal

Cidade de 42 mil habitantes teve uma transformação em Gestão Pública, em apenas um ano e meio

REFERÊNCIA: Machadinho do Oeste é destaque nacional em prêmiação sobre gestão municipal

Foto: Divulgação

O I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados é um evento municipalista que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro, em Brasília, onde serão premiadas as cidades que são referência em administração pública. 
 
Os representantes municipais vão participar de um ciclo de palestras sobre gestão pública gerencial, governança pública, governança das contratações, índice de gestão municipal, gestão por resultados, planejamento estratégico financeiro, governo digital, gestão do Fundeb e alicerces de uma gestão pública municipal de sucesso.
 
Gestores e técnicos consagrados em cada uma das áreas avaliadas serão os responsáveis pelas palestras durante o evento. Para se chegar aos resultados projetados, o Conselho Federal de Administração (CFA)  fez um estudo para avaliar o desempenho das cidades brasileiras nas áreas de Finanças, Gestão e Desempenho.
 
O trabalho é em parceria com o  Instituto Brasileiro de Gestão de Resultados. As cidades foram divididas em grupos e os 05 primeiros colocados de cada grupo serão premiados. O tema do evento será: a Nova Gestão Pública (NGP) ou simplesmente Gestão Pública Gerencial, que tem como enfoque o modelo de gestão por resultados.
 
RONDÔNIA
 
A gestão do município de MACHADINHO D`OESTE, distante 302 km de Porto Velho, com população aproximada de 42 mil habitantes, foi reconhecida nacionalmente  na avaliação do IBGR. Machadinho, que está no grupo 03, ficou em PRIMEIRO LUGAR com a melhor média do Estado, na soma geral das notas ficou com 7,26 no total.
 
 
Para se chegar a média geral, foram somadas as notas pontuais em cada um dos itens avaliados. O município teve 7,0 em Finanças, 8,18 em Gestão, e 6,60 em Desempenho.
 
Os números obtidos por Machadinho D`Oeste mostram um avanço extraordinário em tão pouco tempo. Em 2020 a cidade estava na 17º colocação em gestão no Estado e em 2021 saltou para a primeira colocação.
 
 
Importante destacar que os índices são remetidos ao ano anterior, ou seja, faz-se o levantamento em 2022, porém os dados são de 2021. Um detalhe importante é que na região Norte, Machadinho também foi destaque, ficou em SEGUNDO LUGAR, entre os Municípios em  (IGM) Índice de Governança Municipal).
 
 
O prefeito de Machadinho, Paulo Henrique dos Santos, disse que recebeu com surpresa o prêmio dado à cidade. Afirmou que não sabia da existência dessa avaliação e quando soube dos critérios para a medição, enalteceu o apoio e o envolvimento dos servidores municipais em gerir com seriedade os recursos públicos e atender bem a população.
 
Direito ao esquecimento

Quem você apoiaria para ser senador por Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Saura & Laia LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS