EM JARU: Sebrae promove cursos de classificação e análise sensorial do cacau

Capacitação contou com apoio do Centro de Inovação do Cacau - (CIC)

EM JARU: Sebrae promove cursos de classificação e análise sensorial do cacau

Foto: Divulgação

 
Exercitar através de métodos científicos usados para identificar, avaliar e interpretar a percepção do provador pelos sentidos da visão, olfato e paladar é a proposta do Curso de Classificação e Análise Sensorial do Cacau, promovido esta semana pelo Sebrae em parceira com o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e realizado no Ifro de Jaru.
 
O objetivo do curso é promover a capacitação dos técnicos das instituições parceiras do projeto Cacau Sustentável de Rondônia - Ifro, Senar, Emater, Ceplac, Idaron, Embrapa e Mapa –, dotando-os desta expertise e tornando-os aptos e legalmente habilitados para exercerem a atividade de classificação de das amêndoas do cacaueiro. Após o treinamento, os técnicos terão a missão de capacitar os produtores de cacau inseridos no projeto, a fim de que eles identifiquem defeitos e odores das amêndoas, e assim possam produzir e selecionar cacau de qualidade.
 
A classificação vegetal é uma importante ferramenta para salvaguardar o interesse público, quando associada ao Código de Defesa do Consumidor e às fiscalizações, visto que este serviço atesta a qualidade física de produtos embalados e comercializados, estabelecendo parâmetros para a definição e a diferenciação dos preços de cada produto.
 
“O importante é que teremos multiplicadores dessas técnicas, e isso poderá ser um fator fundamental para ganharmos competitividade em relação aos demais estados produtores. É mais um degrau que subimos em direção aos grandes resultados da cacauicultura do estado”, disse Marcileide Zirondi, analista do Sebrae e gestora do projeto Cacau Sustentável de Rondônia.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS