VILHENA: Avaliadores visitam unidades de saúde para mensurar qualidade dos serviços

Diagnóstico leva em consideração padrões rigorosos de qualidade e segurança, conforme critérios técnicos do manual da ONA

VILHENA: Avaliadores visitam unidades de saúde para mensurar qualidade dos serviços

Foto: Assessoria

Uma equipe de avaliadoras do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde - IBES, esteve em Vilhena entre os dias 08, 09 e 10/05 para realizar um diagnóstico organizacional em prol da melhoria da qualidade dos serviços oferecidos nas unidades de saúde geridas pela Santa Casa de Chavantes em Vilhena e submeter esses serviços de saúde à avaliação da Organização Nacional de Acreditação – ONA, entidade de caráter nacional que mensura a qualidade dos serviços de saúde no Brasil.
 
Há um ano e meio, ações da Santa Casa, em parceria com a prefeitura e governo do Estado, impactaram a saúde pública do cone sul, elevando a qualificação do Hospital Regional de Vilhena, UPA e Instituto do Rim, unidades escolhidas e que tiveram, em sua maioria, aprovação de mais de 80% dos usuários do sistema público de saúde no município.
 
O objetivo do diagnóstico, que leva em consideração padrões rigorosos de qualidade e segurança, conforme critérios técnicos do manual da ONA – Organização Nacional de Acreditação, é avaliar e elevar a qualidade dos serviços oferecidos, bem como, entrar em um ciclo de melhoria interna contínua, seguindo padrões e requisitos de Segurança do Paciente.
 
As melhorias implementadas pela Santa Casa como gestora da saúde complementar em Vilhena garantiram que os resultados obtidos nesse curto espaço de tempo, sejam atestados por uma entidade de relevância nacional como a ONA.
 
Durante os 03 dias, a IAC - IBES analisou serviços internos do H.R.V, I.R.V e UPA, como atendimento emergencial, unidades de internação adulto e infantil, unidades de terapia intensiva, assistências farmacêutica, nutricional, hemoterápica, nefrológica e dialítica,  atendimentos cirúrgico e obstétrico, prevenção, controle de infecções e biossegurança, diagnósticos por imagem, métodos diagnósticos e terapêuticos especializados, anatomia patológica e citopatologia, limpeza e desinfecção de superfícies, gestão de suprimentos e logística, além do processamento de roupas, entre outros.
 
A ONA é uma organização responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões nacionais de qualidade e segurança do paciente e atua como Entidade Acreditadora de Serviços de Saúde e Entidade Gestora de Outros Programas junto ao Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (QUALISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
Um dos atributos de qualificação do Qualiss é o Certificado de Acreditação emitido pelas Entidades Acreditadoras de Serviços de Saúde. Elas são pessoas jurídicas que têm reconhecimento de competência ou de metodologia de acreditação emitido pela The International Society For Quality in Health Care - ISQua para executar programas de acreditação de prestadores de serviços de saúde.
 
Toda esta credibilidade da organização garante aos hospitais acreditados, uma visibilidade positiva e segura, que atesta e garante a qualificação dentro dos padrões exigidos no processo.
 
Em Rondônia nenhuma unidade hospitalar possui ou havia pleiteado a Acreditação Hospitalar, já que o processo é extremamente técnico e exigente. “Colocamos o Hospital Regional de Vilhena nos trilhos, melhoramos seus procedimentos internos, inserimos um atendimento mais humanizado e, com isso, atingimos um nível de qualidade acima da média dos hospitais do estado, o que nos credencia a pleitear esta importante certificação”, disse o presidente da Santa Casa de Chavantes, Anis Ghattás Mitri Filho. 
 
Paulo Mendes – assessoria de comunicação/Santa Casa de Chavantes
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS