INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ChatGPT diz que governador Marcos Rocha nasceu em RO e foi deputado estadual

Essa ferramenta está se popularizando por fazer textos com informações da internet, porém apresenta algumas falhas

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ChatGPT diz que governador Marcos Rocha nasceu em RO e foi deputado estadual

Foto: Divulgação

Nesses tempos de mundo cada vez mais online, uma sigla está se tornando ainda mais comum em nossas vidas. Trata da ‘IA’, que significa ‘Inteligência Artificial’ ou, em inglês ‘AI’- ‘Artificial Intelligence’. Como o próprio nome sugere, não é algo natural e, nesse caso, são as máquinas que estão colocando em ação uma forma de inteligência similar à humana. 
 
 
Ela funciona através de programas de computador que visam otimizar tarefas até então, feitas por seres humanos. Esse campo da Ciência da Computação desenvolve algoritmos e sistemas capazes de realizar tarefas com grandes bases de dados. Entre as aplicações estão: aprendizado de máquina, mineração de dados, reconhecimento facial, diagnóstico por imagem, modelos de linguagem como o ChatGPT, gerador de imagens como o Midjourney e DALL-E 2 etc.
 
 
Para muitos, o mundo só tem a ganhar com a Inteligência Artificial, já que ela agiliza processos que exigiam pessoas e tempo para serem feitos. Para outros, é essa praticidade e o risco de se perder o controle sobre as máquinas que está espantando os estudiosos do assuntos. 
 
 
Entre os perigos que ela apresenta podemos destacar às possíveis violações dos direitos humanos, da privacidade e propriedade física e intelectual, à liberdade de escolha, à capacidade de tomada de decisões e influência das massas, e – até mesmo – à segurança privada, coletiva, nacional e institucional e transparência.
 
 
É justamente para monitorar um dos riscos de ‘IA’ que o Rondoniaovivo está iniciando uma série de matérias sobre o ChatGPT, que é um dos programas mais acessados dessa nova tecnologia. Ele interage com humanos e fornece soluções em texto para diferentes questionamentos e solicitações. 
 
 
A empresa que criou esse software foi a OpenAI, e é capaz de criar histórias, responder a dúvidas, aconselhar, resolver problemas matemáticos e muito mais — tudo isso com uma linguagem fluida e natural, semelhante à humana. No site do programa é explicado que podem ocorrer erros de informações.
 
 
Assim, o primeiro personagem dessa série é o atual governador de Rondônia, Marcos Rocha. Pedimos ao programa ChatGPT que fizesse um texto sobre a principal autoridade política de nosso Estado. 
 
 
 
 
Marcos Rocha
 
O material, apesar da agilidade na entrega, em menos de cinco minutos, mostrou várias inconsistências na biografia de Marcos Rocha. Uma delas diz que o govenador nasceu em 11 de dezembro de 1969, na cidade de Cerejeiras, no interior de Rondônia. 
 
 
Essas duas informações estão erradas. Primeiro, que ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 3 de agosto de 1968. A segunda é que o município de Cerejeiras só surgiu em 1995, quando ocorreu o desmembramento do município de Pimenteiras do Oeste, do qual era distrito.
 
 
Outro dado errado do ChatGPT é em relação ao governador rondoniense, é sobre a carreira política dele. No texto feito pela inteligência artificial consta que ele foi eleito para Assembleia Legislativa de Rondônia, em 2014, como deputado estadual, sendo reeleito em 2018 para o mesmo cargo. Ao mesmo tempo informa também que em 2018, ele concorreu ao Governo de Rondônia, sendo eleito com 66% dos votos.
 
 
Na verdade, Marcos Rocha nunca foi deputado estadual. Ele era Secretário de Estado da Justiça de Rondônia de 2014 a 2018, quando concorreu e venceu a disputa para governador no dia 28 de outubro de 2018, tomando posse em 1º de janeiro de 2019. Ele foi reeleito para o comando do Estado em 30 de outubro de 2022.   
 
 
O texto do ChatGPT finaliza informando que Marcos Rocha é filiado ao PSDB(Partido da Social Democracia Brasileira). O governador de Rondônia, nunca foi filiado a esse partido. Na primeira eleição que disputou, teve como partido o PSL(Partido Social Liberal) e na segunda o partido União Brasil. Este último é o resultado da fusão do PSL com DEM(antigo Democratas).
 
 
Veja o texto elaborado pelo ChatGPT sobre o Governador Marcos Rocha:
 
Marcos José Rocha dos Santos, mais conhecido como Marcos Rocha, é um político brasileiro e atual governador do estado de Rondônia. Nasceu em 11 de dezembro de 1969, na cidade de Cerejeiras, Rondônia, Brasil.
 
Antes de entrar para a política, Rocha trabalhou como policial e depois como empresário. Entrou na política em 2014, quando foi eleito para a Assembleia Legislativa de Rondônia. Ele foi reeleito em 2018 com o maior número de votos do estado.
 
Em 2018, Rocha concorreu ao governo de Rondônia pelo Partido Social Cristão (PSC) e venceu a eleição com 66% dos votos. Ele tomou posse em 1º de janeiro de 2019, sucedendo ao ex-governador Daniel Pereira.
 
Durante sua gestão como governador, Rocha se concentrou em melhorar a infraestrutura e a segurança de Rondônia, além de promover o desenvolvimento econômico e atrair investimentos para o estado. Ele também tem sido um forte defensor da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
 
Em 2021, Rocha ingressou no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e deve concorrer à reeleição como governador de Rondônia nas eleições de 2022.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS