IEDA CHAVES: Deputada anuncia ações para fortalecer proteção de crianças e adolescentes

Campanha “Maio Laranja - Criança Segura” terá atividades diversas em Porto Velho e interior.

IEDA CHAVES: Deputada anuncia ações para fortalecer proteção de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

 

 

Sensibilizar a população sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com este propósito, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), fez uso da tribuna na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (2), para lembrar da campanha nacional “Maio Laranja - Criança Segura”. Uma ação para alertar a população sobre os crimes contra a infância.
 
Para a parlamentar, é o momento propício de trazer o tema em pauta. “Infelizmente, os casos ainda são altos em Rondônia. (...) Que a gente possa conseguir levar para a nossa população como um todo, aos pais, as crianças, para que aprendam a se defender. E, que consigam entender, quando acaba o carinho e quando começa o abuso”, observou.
 
Com o empenho de seu gabinete, haverá ações durante todo o mês como, por exemplo, “pit stops”, distribuição de panfletos e materiais digitais, além de palestras em escolas e encontros. “Vamos levar todo o tipo de informações com essas ações, inclusive durante a Rondônia Rural Show Internacional, levando esta pauta e trabalhando pelo entorno [região central]”, citou.
 
Dados
 
A deputada ainda apresentou os dados do Observatório da Segurança Pública de Rondônia, ligado a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que informou que há o registro de mais de 2.390 ocorrências de crimes, sendo estupro de vulnerável (912), corrupção de menores (117) e crimes contra a criança e adolescente (1.364). O período avaliado é de 01/01/2022 a 30/04/2023.
 
“É um dado muito alarmante, quando a gente está falando aqui é de criança. Então, o meu convite é para que a gente possa unir as nossas forças, pois afinal de contas, nós temos voz. Conseguimos chegar em muitos lugares onde a maioria das pessoas não têm este tipo de informação”, fez o apelo.
 
Legislação
 
A parlamentar lembrou que o movimento está baseado na Lei Federal 9.970/2000, que define a data de 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes prevê uma série de mobilizações e reflexões possam proporcionar o direito a uma infância segura e saudável.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS