ALEKS PALITOT: Vereador participa da reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Desde o início da revitalização, Aleks Palitot acompanhou de perto todo o trabalho executado no complexo

ALEKS PALITOT: Vereador participa da reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Foto: Assessoria

O Vereador Aleks Palitot (PRD) marcou presença na solenidade de reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) – Etapa I, em Porto Velho, no último sábado (4). Durante seu discurso, ele relembrou os desafios enfrentados para a revitalização do local.
 
Linha do tempo e onde tudo iniciou:
 
“Desde a enchente de 2014 o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré sofreu um sucateamento, roubo de peças antigas que faziam parte das locomotivas, além disso mais de 50% do acervo do museu se perdeu com a enchente de 2014. A Estrada de Ferro Madeira Mamoré que era para ser sinônimo de desenvolvimento e orgulho se tornou um local de prostituição, violência, uso de entorpecentes e abandono. Em 2015 quando alguns professores estavam tendo aula de campo houve um assalto. Foi quando muitos professores me incentivaram para sair a candidato a vereador de Porto Velho, para lutar principalmente pelo patrimônio histórico, pela cultura e pela educação. Fui candidato e fui eleito como o vereador mais votado da história de Porto Velho, pautando principalmente nos valores do pertencimento da nossa história.” – vereador Aleks Palitot
 
 
2017 Como Vereador:
 
Aleks Palitot lidera a primeira audiência pública, convocando todas as entidades pública, federal, estadual, municipal e todas as pessoas interessadas para debater a situação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Na ocasião, ele enfatiza a importância da revitalização do complexo e buscando o apoio de todos os presentes. Sua iniciativa é bem recebida, despertando o engajamento das instituições presentes na preservação desse patrimônio histórico.
 
Desde o início, ficou evidente que Aleks Palitot foi um dos primeiros vereadores a dedicar-se à luta pela revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, visando trazer de volta esse importante patrimônio histórico para a população de Porto Velho. Sua persistência e comprometimento com a causa foram fundamentais para sensibilizar a comunidade e as autoridades locais sobre a importância desse projeto. Aleks Palitot tornou-se uma figura essencial nessa batalha pela preservação da memória e do legado da ferrovia na região.
 
 
 
2024 Revitalização:
 
A revitalização do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi entregue à população de Porto Velho, em solenidade na manhã deste último sábado (4). O grande destaque desta primeira etapa da reabertura ficou por conta do Museu com mais de 300 peças históricas da lendária ferrovia, e contou com a participação do Vereador Palitot.
 
“Preservar memória e a história deste local era uma prioridade minha, um grande sonho e um dos motivos pelo meu egresso na vida pública. Que a reabertura da E.F.M.M. seja um marco de resiliência e perseverança, e um lembrete de que nossa história deve ser preservada e valorizada. Que possamos continuar cuidando desse patrimônio com carinho e dedicação, para que ele possa inspirar e encantar as gerações que estão por vir. Estou muito feliz, com a sensação é de dever cumprido, mas carregando a missão de que posso fazer muito mais por Porto Velho!”. Destacou o vereador em suas redes sociais.
 
 
Museu:
 
Pelos próximos 90 dias, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) ficarão responsáveis pela visitação e guiamento ao Museu.
 
A visitação ao Museu funcionará de quarta-feira a domingo, sendo que as quartas e quintas-feiras serão destinadas ao turismo pedagógico, que contempla alunos de instituições públicas e particulares de ensino infantil, fundamental I e II, médio e superior, com visitação livre no horário do almoço, conforme ingresso retirado on-line.
 
 
Desde o início da revitalização, Aleks Palitot acompanhou de perto todo o trabalho executado no complexo, fiscalizando e acompanhando de forma atenta todos os meses. Sua dedicação e comprometimento foram fundamentais para garantir que o processo ocorresse de forma transparente e eficiente, demonstrando seu interesse genuíno na preservação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Aleks Palitot tornou-se uma figura atuante e essencial nesse importante projeto de revitalização.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS