EFEITO IMEDIATO: PEC da Blindagem paralisa 36 inquéritos contra 108 parlamentares

A medida afeta atualmente 36 inquéritos envolvendo 108 parlamentares, incluindo aliados e opositores

EFEITO IMEDIATO: PEC da Blindagem paralisa 36 inquéritos contra 108 parlamentares

Foto: Agência Brasil

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Cerca de 80 parlamentares e ex-parlamentares estão sendo investigados pelo por suspeita de desvio de recursos provenientes das chamadas emendas parlamentares. Essas verbas, que deveriam financiar obras, saúde, educação e serviços públicos, estariam sendo usadas de forma irregular em diversos estados. As investigações estão distribuídas entre sete ministros do STF, revelando a amplitude e a gravidade do caso.
 
De imediato, com a aprovação, a medida afeta diretamente 36 inquéritos envolvendo 108 parlamentares, incluindo aliados e opositores. A proposta altera a Constituição ao transferir ao Congresso a prerrogativa de permitir a continuidade de ações penais contra parlamentares. Assim, o STF precisará do aval da Casa correspondente ao mandato do investigado para avançar em qualquer processo.
 
 
Paralelamente, a Polícia Federal conduz ao menos 40 inquéritos ativos em Brasília e em outros estados, todos voltados para apurar irregularidades no uso dessas emendas. Um dos casos mais relevantes envolve cerca de R$ 4,2 bilhões em repasses, com indícios de manobras políticas que beneficiariam grupos específicos no Congresso. Em outros estados, como o Maranhão, surgiram denúncias de um verdadeiro “feirão de emendas”, onde os recursos teriam sido negociados como moeda de troca política.
 
 
O STF já havia considerado inconstitucionais determinados modelos de emendas, como as de relator, conhecidas como 'orçamento secreto'. Para tentar corrigir distorções, o ministro Flávio Dino homologou um plano de trabalho que obriga o Congresso a identificar claramente os autores das emendas e seus beneficiários. A medida busca reduzir brechas para fraudes e aumentar a responsabilidade dos parlamentares no uso do dinheiro público.
 
A Câmara aprovou, por 344 votos a 133, a PEC da Blindagem, que exige autorização do Congresso para que o STF processe deputados e senadores, especialmente em casos ligados a suspeitas de desvio de emendas parlamentares. 
 
Com informações da CNN Brasil e G1
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS