ROTAS: MTur divulga Mapa Brasileiro do Turismo Responsável

Ferramenta online interativa, passível de atualização, reúne boas práticas desenvolvidas em destinos turísticos de todo o país e busca incentivar a adoção de iniciativas por gestores do setor

ROTAS: MTur divulga Mapa Brasileiro do Turismo Responsável

Foto: Divulgação

 

Destacar roteiros, experiências e destinos turísticos de todo o país com boas práticas de sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística e estimular a difusão das ações. Este é o objetivo do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, lançado neste sábado (03.12) pelo Ministério do Turismo na cerimônia de entrega do 10º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizada em Campo Grande (MS) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
 
Trata-se de uma ferramenta online interativa que compila dados das principais iniciativas do tipo no território nacional, permitindo a geração de gráficos, tabelas e planilhas com informações detalhadas de cada iniciativa (Acesse AQUI o Mapa). O sistema, que inicialmente lista 168 projetos, serve de referência para novas soluções e investimentos públicos e privados na área, além de representar uma importante fonte de consulta a turistas e à sociedade em geral.
 
O ministro do Turismo, Carlos Brito, destaca esforços pelo desenvolvimento de boas práticas no segmento. “O turismo responsável preza pelo respeito ao meio ambiente, a justiça social e a valorização da cultura e da economia local do destino. O Brasil pode se posicionar como um destino de excelência na promoção de práticas responsáveis no turismo, valorizando a diversidade e a singularidade do seu povo, da sua cultura e dos seus patrimônios”, aponta.
 
O mapeamento é fruto de ampla pesquisa, com consultas a órgãos oficiais de Turismo estaduais e municipais. Os dados, passíveis de atualização, abrangem, entre outros, projetos consagrados no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, bem como detentores da Bandeira Azul, certificação internacional voltada a praias, marinas e embarcações turísticas que, comprovadamente, seguem critérios de gestão ambiental e de responsabilidade social.
 
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, ressalta que o Mapa favorece a disseminação e a adoção de boas práticas. “O objetivo é servir como uma grande vitrine de iniciativas responsáveis, servindo de inspiração tanto para a organização quanto para a aplicação de soluções por gestores do turismo”, frisa Pinheiro, que representou o MTur na cerimônia de premiação da Braztoa em Campo Grande.
 
O Mapa Brasileiro do Turismo Responsável é uma das ações previstas no Projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A ação busca orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade por administradores públicos, a comunidade local e os próprios turistas.
 
CONCEITOS - O turismo responsável envolve práticas de turismo sustentável que proporcionem experiências positivas entre a população local, a iniciativa privada, os turistas e o poder público. Já o turismo de base comunitária preza pelo protagonismo das comunidades anfitriãs no desenvolvimento do setor, com o compromisso de gerar benefícios coletivos, valorizar a cultura local, proteger a natureza e proporcionar a troca de experiências com visitantes.
 
A segurança turística, por sua vez, engloba diversas dimensões que impactam o bem-estar de turistas, prestadores de serviços na área e a comunidade local receptora. Além da segurança pública, o conceito engloba quesitos como a vigilância sanitária, a prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo, as boas relações de consumo e a defesa civil, entre outros.
 
PREMIAÇÃO - O 10º Prêmio Braztoa consagrou 10 iniciativas consideradas as melhores práticas sustentáveis de toda a cadeia do turismo nacional, no tripé social, ambiental e econômico. (Conheça AQUI os vencedores). A premiação, cujo júri conta com a participação do MTur, é o principal reconhecimento em turismo sustentável do Brasil e se divide em três categorias: Operadoras Associadas, Parceiros de Negócios e Parceiros Institucionais.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS