Suzana Flag, durante anos, foi o pseudônimo do dramaturgo, escritor e jornalista Nelson Rodrigues com o qual assinava seus folhetins. Títulos como Escravas do Amor, Meu destino é pecar, Minha Vida, Asfalto Selvagem - Engraçadinha, seus amores e seus pecados, obras antes disponibilizadas pela editora Companhia das Letras nos anos 1990 sob supervisão do biógrafo Ruy Castro, autor da biografia definitiva de Nelson Rodrigues - O Anjo Pornográfico (lançado há três décadas) estão sendo relançadas pela HarperCollins Brasil.
Outro título relançado, O Casamento, este assinado pelo próprio Nelson Rodrigues, cuja primeira edição, princípio seria lançada pela editora de um dos famosos desafetos do dramaturgo, Carlos Lacerda, que ao ler o romance não simulou seu desagrado com o desenvolvimento da história. O livro acabou publicado por outra editora depois de um acordo feito sem que Nelson soubesse.
“É o nosso primeiro autor canônico nacional”, afirmou Raquel Cozer, diretora editorial da Harper. “Nelson Rodrigues é um autor fabuloso, um dos maiores escritores do Brasil no formato que seja.” Ao reler toda a obra para fazer a aquisição para a editora – “Tive meu momento obsessão por Nelson, por volta de 2000, quando li todos os livros” – a editora entendeu que ele reserva “um potencial de cancelamento muito grande”.
Nelson Rodrigues por ele mesmo
A escritora e roteirista Sonia Rodrigues, filha de Nelson, é a organizadora do livro Nelson Rodrigues por ele mesmo, criado a partir de entrevistas que o escritor concedeu. Lançado em 2012 pela Nova Fronteira, que continua como a casa dos textos teatrais, contos e crônicas do autor, o volume de entrevistas também entrou no pacote da Harper.
Os títulos da coleção lançados em 2021 e 2022.
A mentira; A mulher que amou demais; Escravas do amor; Meu destino é pecar; Minha vida; Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo; Nelson Rodrigues por ele mesmo (Organizado por Sonia Rodrigues);
Núpcias de fogo; O casamento e O homem proibido.