Ex-Controlador da Brasil Telecom também é indiciado por formação de quadrilha
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
* Dantas prestou depoimento ontem na Superintendência da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, e saiu sem falar com a imprensa.
* O banqueiro Daniel Dantas é dono do Opportunity, que até terça-feira era o controlador da Brasil Telecom, operadora de telefonia fixa que atende os Estados do centro-sul do País.
* A Brasil Telecom foi criada em 1998, quando o governo FHC fatiou a Telebrás e vendeu a estatal para grupos privados por meio de leilões.
* Kroll
* Cico e Dantas são suspeitos pela contratação dos serviços da Kroll para investigar a Telecom Itália, empresa que disputa com o Opportunity o controle da Brasil Telecom. Devido às denúncias de espionagem, a PF começou a investigar a responsabilidade da Kroll Associates e dos executivos da Brasil Telecom em possíveis ações ilegais.
* A investigação da Kroll, no entanto, teria atingido funcionários do primeiro escalão do governo, como o ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) e o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb.
* A Kroll teve acesso a e-mails do ministro antes de ele assumir a pasta. Já Casseb foi monitorado antes e depois de assumir o cargo.
* Outro lado
* Após o depoimento de Dantas, seu advogado, Nélio Machado, afirmou que vai aguardar o relatório da PF para definir a estratégia da defesa. "O indiciamento formal era esperado. Ocorreu, mas isso não quer dizer absolutamente nada".
* Assim como já havia dito na segunda-feira, quando Cico foi indiciada, Machado voltou a fazer críticas à condução das investigações e disse que "há inconsistência absoluta em relação à apuração".
* Mudanças na Brasil Telecom
* As mudanças na diretoria da Brasil Telecom, da Telemig Celular e da Amazônia Celular poderão levar até quatro meses apesar do aval dado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a destituição do Opportunity como gestor dos investimentos do Citigroup nessas teles. Enquanto isso, Carla Cicco, indiciada na última segunda-feira pela Polícia Federal por três crimes, deve continuar na presidência da Brasil Telecom.
*A expectativa é do diretor da Angra Partners (que reúne a participação nas teles de fundos como Previ e Petros), Alberto Güth. A Angra Partners irá substituir o Opportunity na administração do fundo nacional do Citigroup que controla as teles.
* As primeiras mudanças no topo da cadeia de controle das teles deverão acontecer no prazo de aproximadamente 23 dias após a suspensão da liminar, segundo disse o executivo.
* Isso porque o trâmite legal prevê um prazo de até oito dias, a contar do pedido formal do novo gestor, para que os atuais conselhos de administração dos controladores convoquem uma assembléia geral extraordinária que deve ocorrer 15 dias após a convocação. Se esses conselhos não chamarem a assembléia, o próprio acionista pode fazê-lo.
* Como o controle dessas operadoras envolve um emaranhado de empresas, a situação não deverá ser resolvida rapidamente. Ao todo, cerca de 90 cargos nessa cadeia são ocupados hoje por indicados do Opportunity, que serão substituídos por representantes da Angra Partners e do próprio Citigroup. Güth explicou que, como são cargos em conselhos de administração, uma mesma pessoa deve ocupar vários postos. No caso das diretorias das operadoras, no entanto, a indicação será de executivos do mercado.
*Segundo ele, a Angra Partners deverá aguardar o desfecho do processo na Justiça para iniciar as mudanças, já que a BrT obteve uma liminar para suspender os efeitos no Brasil da decisão da Justiça norte-americana que autorizava a destituição. "Não vamos fazer o pedido hoje. Ainda vamos conversar sobre a liminar", disse Güth.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!