O período para a realização do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) já começou. Entre 1º de dezembro e 31 de janeiro, todos os reservistas licenciados das Forças Armadas nos últimos cinco anos devem atualizar seus dados no cadastro da reserva em disponibilidade. O procedimento é obrigatório e garante que o cidadão permaneça apto a ser convocado em caso de emergência ou necessidade de defesa nacional.
A rotina de apresentação é escalonada: nos quatro primeiros anos após o licenciamento, o processo pode ser feito online, pelo sistema EXARNET. Já no quinto e último ano, a apresentação é presencial, exigindo que o reservista compareça ao quartel ou à Junta de Serviço Militar mais próxima. Para brasileiros que residem no exterior, o EXAR pode ser efetuado em repartições consulares.
O Ministério da Defesa alerta que aqueles que não realizaram a regularização em anos anteriores deverão procurar uma Organização Militar para ajustar a situação, o que só será permitido mediante pagamento de multa, conforme estabelece a Lei do Serviço Militar.
Além dos reservistas temporários, o EXAR também é obrigatório para oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada, oficiais demitidos do serviço ativo sem perda de posto e patente, aspirantes a oficial, oficiais da reserva não remunerada, licenciados do serviço temporário e portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados na categoria de “situação especial”. Reservistas de primeira e segunda categorias também devem cumprir o procedimento.
O período de apresentação presencial está marcado entre 9 e 16 de dezembro, diretamente nas organizações militares indicadas pelas Regiões Militares. Já o prazo para a apresentação via internet segue até 31 de janeiro, por meio do site oficial:
https://exarnet.eb.mil.br/. Após essa data, as apresentações continuarão sendo aceitas, mas com incidência de multa.
Com a atualização anual, as Forças Armadas mantêm controle sobre o efetivo em disponibilidade e reforçam a preparação do país para situações de mobilização, garantindo que os dados dos reservistas estejam sempre atualizados e acessíveis.