Forças armadas se preparam para possível conflito entre EUA e Venezuela
Foto: Divulgação/EB
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério da Defesa do governo brasileiro anunciou que fará um exercício militar com deslocamento de tropa a cerca de 30 quilômetros da fronteira com a Venezuela. A atividade deve acontecer no final de setembro, mas os preparativos já estão acontecendo e envove militares de diversas regiões do Brasil, nas mais diferentes especialidades. O governo Lula emitiu informação ao governo venezuelano sobre a realização do treinamento militar, mas nega que seja uma preparação para um possível confronto entre Venezuela e Estados Unidos.
Batizada como Operação Atlas, o exercício conjunto do Exército, da Marinha e da Aeronáutica no território amazônico envolve grande deslocamento de efetivo militar de outras regiões do país. As atividades ocorrerão nos estados que fazem fronteira com a Venezuela, sendo: do Amazonas, do Pará, do Amapá e de Roraima. Apesar da alegação de ser apenas um exercício militar, a operação demonstra a preocupação do governo brasileiro em defender o País, numa eminente guerra na Amazônia.

O objetivo da ação é preparar tropas para a defesa da soberania nacional, evitando invasão do espaço territorial brasileiro, caso ocorra conflito entre os EUA e a Venezuela. O estado de Roraima é o que mais concentra reforço militar neste momento, devido a região ser estratégica para movimentação de tropas estrangeiras.
De acordo com o Ministério da Defesa, o deslocamento das tropas ocorrerá a partir de 27 de setembro, mas a movimentação de chegadas de veículos blindados e outros equipamentos de guerra já estão acontecendo. Os exercícios – que são treinamentos de adaptação de guerra, estão previstos para ocorrerem entre 2 e 11 de outubro. Os países que fazem fronteira com o Brasil na região e os Estados Unidos foram comunicados há meses da operação em reuniões com os adidos de defesa das embaixadas em Brasília.

Os Estados Unidos deslocam tropa naval para o mar do Caribe, próximo da Venezuela. Em contrapartida, o governo de Nicolás Maduro convocou 4,5 milhões de mercenários para compor a tropa de defesa da Venezuela. O clima é tenso entre os países e aumentou depois que foi descoberta uma enorme fonte de petróleo na margem equatorial.

O Brasil é um país com longo histórico de paz. Sua última participação num conflito foi na Segunda Guerra Mundial, quando enviou para a Itália, a tropa de combate da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!