MAMÃE É QUEM MANDA: Mulheres são responsáveis por 44,3% dos lares rondonienses

As mulheres que lideram e sustentam suas famílias são aquelas que assumem a responsabilidade pela unidade doméstica

MAMÃE É QUEM MANDA: Mulheres são responsáveis por 44,3% dos lares rondonienses

Foto: Freepik

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.

Em 2022, 49,1% das 72,5 milhões de residências brasileiras eram geridas por mulheres. Rondônia é o estado com menor número de mulheres no comando familiar, mesmo assim, os números impressionam com 44,3% das famílias. Os dados são do Censo 2022/IBGE e a proporção indica uma alteração significativa em comparação com o Censo de 2010, quando a porcentagem de homens responsáveis (61,3%) era consideravelmente maior do que a de mulheres (38,7%). Unidade doméstica refere-se ao grupo de pessoas que reside em um domicílio particular.

 

Em 10 estados, o percentual de mulheres responsáveis pela unidade doméstica foi maior que 50%: Pernambuco (53,9%), Sergipe (53,1%), Maranhão (53,0%), Amapá (52,9%), Ceará (52,6%), Rio de Janeiro (52,3%), Alagoas e Paraíba (51,7%), Bahia (51,0%) e Piauí (50,4%).

 

“Os dados do Censo mostram que a maior parte dessas unidades da federação estão concentradas na Região Nordeste do país. Por outro lado, os menores percentuais são encontrados em Rondônia, com 44,3%, e em Santa Catarina, com 44,6%. Percebe-se, de forma geral, que as unidades da federação acompanharam o movimento do país com aumento da proporção de unidades domésticas com responsáveis do sexo feminino”, aponta a analista da divulgação, Luciene Longo.

 

As mulheres que lideram e sustentam suas famílias são aquelas que assumem a responsabilidade pela unidade doméstica. Embora essa mudança represente um avanço nas relações de gênero, ela também traz um aumento nas responsabilidades das mulheres, que muitas vezes conciliam o trabalho remunerado com as tarefas domésticas e a criação dos filhos. Além disso, elas enfrentam desafios como a disparidade salarial e o risco de vulnerabilidade econômica.

 

Mais de 40 anos

 

A faixa etária predominante dos responsáveis pelas unidades domésticas era superior a 40 anos (67,3%). Em relação a 2010, quando 62,4% dos responsáveis se encontravam nessa faixa etária, houve um pequeno crescimento. Em 2022, a maioria estava na faixa etária de 40 a 59 anos (40,1%), seguida por pessoas de 25 a 39 anos (27,2%) e por pessoas com 60 anos ou mais (27,2%). Além disso, notou-se que 5,2% dos responsáveis tinham entre 18 e 24 anos, enquanto 0,4% tinham até 17 anos.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS