WILLIAM MARCOS: Com bom humor, cartunista 'brinca' com cenas urbanas de Rondônia

O artista faz sucesso na Internet e quer publicar livro mostrando as culturas do Norte

WILLIAM MARCOS: Com bom humor, cartunista 'brinca' com cenas urbanas de Rondônia

Foto: Divulgação

O cartunista William Marcos de Souza Tereza, 28 anos, é talentoso e autodidata. Desenvolve muitas personagens desde criança, a princípio desenhando despretensiosamente em folhas que ele transformava em gibis. Um trabalho bastante original e interessante. “Quem me inspirou foi o Maurício de Sousa”, conta, referindo-se ao criador da famosa Turma da Mônica.

 

O artista admite: “ninguém ligava muito para o meu trabalho”. Até que ele tomou duas atitudes que viraram o jogo e o fizeram bastante reconhecido nas redes sociais. William fez a transição do analógico para o digital — aposentado papel e caneta — e passou a focar em temas regionais. Com suas tirinhas, ele consegue brincar, literalmente, com cenas urbanas e do imaginário rondoniense. A identificação é imediata e gera muitos engajamentos nas redes.

 

Há cinco anos, inspirado em páginas da internet — como Perda de tempo, As crônicas de Wesley e Ângulo de vista — o rondoniense resolveu criar a sua própria página. Hoje conta com mais de 30 mil seguidores ávidos por tirinhas.

 

Uma das peças criadas por William que viralizaram reporta à confusão que muitos fazem com os nomes de Roraima e Rondônia. Os dois estados são apresentados no desenho como irmãs gêmeas. O cartunista também lembra que no Sudeste muitos veem os rondonienses como indígenas. As tirinhas retratam, ainda, monumentos turísticos como as Três Caixas d’Água — apelidadas como Três Marias.

 

 

Jovem humilde, William Marcos nasceu em Mirante da Serra, cresceu no distrito de Tarilândia e há 7 anos vive em Jaru, localidades do interior de Rondônia. O sonho do reconhecimento é o que move o rapaz nas postagens, quem ainda não lhe trazem lucros. Mas, se depender de inspiração — e de transpiração — o artista vai longe.

 

TUDO COMEÇA NA EDUCAÇÃO

 

William conta como tudo começou. “Na 3° série, a minha professora Áurea tinha a seguinte dinâmica: quem acabasse de fazer a tarefa, podia ir até a caixa de papelão que ficava no armário aos fundos da sala e escolher um gibi para ler, enquanto aguardava o restante da turma terminar a tarefa. Com isso, ela incentivava a leitura e, de sobra, nós corríamos para fazer a tarefa e pegar os gibis mais legais”.

O menino de 10 anos achou incrível quando viu aquela caixa cheia de gibis pela primeira vez. E ficou imaginando: “como que eles fazem isso? Como eles conseguem fazer a gente viajar assim?”

 

Com o tempo, diante de toda a empolgação da descoberta, ele passou de leitor a contador de histórias em quadrinhos (HQ). “Comecei a terminar as histórias de um jeito diferente. No começo, eu só copiava e colava os personagens do Maurício de Sousa, depois fui criando o meu mundo”, explica. Já no ensino médio, o adolescente ampliou seus conhecimentos e descobriu verdadeiras lendas das charges, a exemplo de Laerte, Charles M. Schulz, Quino e tantos outros.

A TV dos anos 2000 também o inspirou com seus desenhos animados como os criados por Matt Groening [Os Simpsons e Futurama]. Nesse caso, o estilo de humor, mais ácido e genial, moldou William em seus personagens mais recentes.

 

Além de destacar Rondônia em suas criações, William inventou o Lucas, O inocente. Trata-se de um adolescente de 16 anos que está descobrindo a puberdade e os perrengues da vida adulta. E, claro, ele não sabe lidar muito bem com os assuntos sexuais e casuais. Tem também o personagem O Mestre. Ele é um monge que fica na montanha e que responde com muito bom humor e carisma às perguntas que lhe fazem.

 

ONDE QUER CHEGAR?

 

“Quero chegar em todos os lares e escolas, quero que o meu trabalho chegue às crianças e aos jovens e que essas tiras sejam a representação do que temos de melhor em Rondônia, principalmente nas partes cultural e artística”, expressa o artista com traços ao gosto da clientela da internet.

 

William Marcos conta que projeta publicar um livro com seus desenhos destacando as culturas e pontos turísticos do Norte de Brasil.

 

Para quiser conhecer todo o seu trabalho, basta acessar: https://www.instagram.com/p/ClCfs6_JOET/?igshid=ZmVmZTY5ZGE= 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS