Abre nesta quinta feira às 9h com um café regional para os convidados e admiradores das artes visuais na galeria “Afonso Ligório” na Casa da Cultura Ivan Marrocos a exposição ficará de 11 a 30 de setembro de 2025. Com o apoio cultural do governo do Estado de Rondônia, visando apoiar o setor cultural, especialmente às artes visuais em Porto Velho, capital. A exposição de arte "Amazônia – Memórias em Cores e Formas" do artista plástico Franciney Vasconcelos e seus desesseis (16) artistas e artesãs convidados com enúmeras obras de artes e objetos regionais dentre elas: pinturas em tela, esculturas em madeiras, artesanato regional em sementes, biojoias e outras técnicas como colagem e reciclagem.
A Casa da Cultura Ivan Marrocos dentro de suas principais galerias Afonso Ligório, Forte Príncipe da Beira e galeria da “Rampa”, promove além de feiras e de outras iniciativas relacionadas a cultura buscando sempre inovações no artesanato regional, nas artes visuais com inúmeras exposições anuais de pinturas em telas, desenhos e esculturas. A Casa de Cultura Ivan Marrocos está localizada na Av. Carlos Gomes, 563, bairro Caiari, em Porto Velho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Atendendo ao público em geral nos horários de segunda a sexta-feira sempre no horário comercial de 8h às 17h sem intervalo para almoço. Informa a diretora da CCIM professora Clarice Benvindo.
A “Exposição Amazônia – Memórias em Cores e Formas" visa difundir às artes visuais e seus autores, mentores e artistas de Porto Velho, ampliando para toda Rondônia, em um futuro próximo. Exercendo oportunizar democraticamente a todos os produtores culturais dentro de sua linha livre criativa, mas sempre priorizando ao regional e mostrar às riquezas de nossa fauna, flora e seu patrimônio histórico material e imaterial.
Abertura terá a participação do músico e compositor Silvinho Santos, filho de Silvio Zé Katraca Santos.
Os artistas participantes dessa exposição são os artistas visuais: o anfitrião Franciney Vasconcelos, J.Zoghbi, Socorro Ramos, Kelly Cristini, Edson Andrade, Hoemro Santos, Enrique Landa, Assis Chateaubriant, Geraldo Cruz e Evandro Câmera e, às artesãs: Socorro Ramos, Cristina Matsour e Mirta Minia. Novos integrantes: Waldelita Magalães, Teresinha de Jesus e Gilson Castro.
Artistas homenageados os quais deixaram seus legados ao passarem pela Casa da Cultura ivan Marrocos em vida:
Waldemar Nazareno, Antônio Ribeiro o Timides, Eliane Borges a Lili, Augusto batista dos Santos o Toty, Vânea Meneses, Silvio Zé Catraca Santos, Antônio Castro Alves e Edilsa Motta. Nossos sentimentos e agradecimento a esses guerreiros da cultura.