ESPAÇO ABERTO: Reviravolta política pode mudar completamente cenário eleitoral em Rondônia

ESPAÇO ABERTO: Reviravolta política pode mudar completamente cenário eleitoral em Rondônia

Foto: Divulgação

FECHAMENTO
 
A definição nas convenções é o que antecede o ato oficial de registro das candidaturas. À partir daí  é que se conhece quem é quem na disputa. Porém, em Rondônia, alguns partidos fazem disso um segredo de estado.
 
PREJUÍZO
 
Entendem os postulantes que adiantar nomes pode comprometer uma boa formação partidária. Isso eliminaria possibilidades  de eventuais trocas ao mesmo tempo que poderia causar desconforto com bons aliados.
 
RECENTE
 
Uma candidatura majoritária ao governo passou por isso. O postulante ao cargo máximo no Executivo fez um convite público, no clima da emoção, e depois percebeu que houve precipitação.
 
VERGONHA
 
Não dava mais para voltar atrás. Até seria possível, a questão é que isso poderia comprometer todo um projeto e ainda “queimar” a postura ética do pré-candidato.
 
 
NEM AÍ
 
Por outro lado, é grande a pressão de correligionários de um ex-governador  para uma eventual candidatura ao governo sustentada por ordem judicial, que  poderia  influenciar o andamento das eleições até o  pleito de outubro.
 
INCERTEZA
 
Entendem os apoiadores do suposto candidato que  decisões judiciais fresquinhas em outros estados também poderiam ser usadas em
Rondônia para amparar candidatura já sepultada pela Justiça.
 
TROCA
 
Nessa eventual possibilidade, um pré-candidato majoritário teria que abrir mão de suas pretensões. Um possível acordo que teria sido  firmado tempos atrás, se honrado, obrigaria o postulante ao governo a buscar outra alternativa de candidatura.
 
REALIDADE
 
Particularmente eu acho que essa conversa mole dos bastidores da política é pura lorota, fanfarrice. Gente que quer chamar a atenção e “inventa” causos diversos para sempre ter o que falar.
 
DESCONHECIMENTO
 
Além disso, as decisões em outros estados que se referem os boateiros de plantão, não tem nada a ver com a condição em que se encontra o ex-governador citado pelos "entendidos". Por sinal, o próprio político descarta qualquer possibilidade nesse sentido.
 
PESQUISAS
 
O que realmente faz sentido em tudo que me passam diariamente sobre política, são os resultados das pesquisas para consumo interno. Os principais partidos vem recebendo números muito parecidos, que tem tirado o sono de alguns candidatos.
 
LIDERANÇA
 
Nos levantamentos, um candidato tem se mantido à frente dos demais, o que leva a crer que se manterão as previsões dele ir para o  segundo turno. O mais curioso diz respeito ao segundo colocado, que teria votação próxima ao primeiro colocado e distante do terceiro.
 
ALERTA
 
Os  números assustaram um dos pré-candidatos que ficaria na terceira posição. Suas enquetes sempre lhe colocaram como melhor opção, no entanto em pesquisa  realizada com metodologia devidamente coerente, seu nome está longe ainda de ser o preferido do eleitor.
 
 
COMPOSIÇÃO
 
Importante pontuar que o trabalho de pré-candidato que já vem sendo realizado não traz ainda empolgação suficiente para destacar esse ou àquele candidato. É tudo meio controverso, com ações pontuais sem a amplitude que se deseja.
 
PESSOAL
 
As redes sociais tem sido usadas para divulgar feitos políticos dos pré-candidatos, mas não é isso que vai revelar  a melhor estratégia de campanha e muito menos a popularidade. Quem tem curtido  e comentado são simpatizantes e apoiadores já conhecidos, gente que, provavelmente, já definiu o voto.
 
AÇÃO
 
Bom lembrar que quem levar a sério todas as possibilidades e entendimentos lúcidos que vem surgindo, tem ainda um tempo razoável para trabalhar e consolidar a ida para o segundo turno. 
 
HONRA
 
Um pré-candidato ao governo já abriu mão de um projeto, teoricamente, consistente para arriscar em possibilidades. Além de se “queimar” com importantes lideranças, perdeu apoio consistente, que  poderá ingressar em candidatura adversária.
 
MDB
 
O Movimento Democrático Brasileiro de Rondônia caminha para compor com Marcos Rocha, institucionalmente. Mas, não há consenso em torno disso.
 
 
MDB 2
 
Na última reunião da Executiva, por exemplo, o placar ficou em 7 X 5 em favor do alinhamento. Em sondagem interna ampliada, esta tendência se mantém.
 
MDB 3
 
Diante do quadro, o senador Confúcio Moura não deve criar óbice à decisão partidária. No entanto, pode liberar o voto. Se isso ocorrer, há dois destinos preferenciais: ou Léo Moraes ou Marcos Rogério. 
 
MDB 4
 
Nacionalmente o MDB já fechou com Luís Inácio Lula da Silva em onze estados. Parece esquisito. E  é. Afinal, o MDB tem Simone Tebet como candidata do partido à  Presidência da República.
 
 
MDB 5
 
A questão é que como não é de hoje que o MDB joga em tudo quanto é canto, não há nenhuma surpresa na preferência por Lula em detrimento da candidatura própria do partido.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS