ESPORTES: Estados Unidos da América, muito além do basquete

ESPORTES: Estados Unidos da América, muito além do basquete

Foto: Divulgação

No dia 24 de julho de 2024 serão disputadas as primeiras modalidades das Olimpíadas de Paris 2024. O evento reúne as principais modalidades do esporte mundial e conta com diversas nações participantes, incluindo Estados Unidos, China, Brasil, Alemanha e mais. 
 
Os países costumam olhar de maneiras diferentes para esse evento, alguns levam tudo na esportiva, outros querem ganhar apenas algumas modalidades, e tem aqueles que procuram vencer o máximo possível, esse é o caso dos Estados Unidos.
 
Aqueles que não são muito ligados no esporte podem não saber, mas os EUA têm um grande projeto esportivo, muito além do basquete, saindo do estereótipo que muitos imaginam.
 
É claro que o projeto de basquete dos Estados Unidos é o que tem mais força, pela sua história e tradição no país, mas isso não significa que outros esportes não são valorizados.
 
Os incentivos esportivos dos EUA
 
O esporte já entra na vida dos norte-americanos desde a sua infância, com as aulas de educação física seguidas de uma atividade extracurricular. Essas atividades podem se dividir entre ginástica, basquete, futebol, futebol americano, vôlei e outros.
 
Com o passar dos anos, esses estudantes acabam se desenvolvendo e se tornam aptos para competir, e assim a vida acadêmica e esportiva acabam virando uma só para essas pessoas.
 
Daí em diante, o aluno terá a oportunidade de desenvolver uma carreira esportiva ou usar o esporte como chave de entrada para uma universidade, de qualquer forma, o mesmo terá que continuar praticando o esporte. 
 
Quando parado para analisar, é possível notar que grande maioria dos atletas profissionais dos EUA começaram sua carreira nas universidades, e pelo menos metade desses é formado em algum curso. 
 
Essa cultura de conectar o esporte com a vida acadêmica acaba sendo um grande incentivo para aqueles que desejam se tornar atletas profissionais e para aqueles que desejam estudar nas melhores universidades, mas não possuem condições de realizar essa meta. 
 
Após entender como funciona a cultura de incentivo esportivo nos EUA, fica mais fácil de compreender como o país sempre está nos primeiros lugares na tabela de medalha, muitos dos atletas que representam o país vieram dessa formação acadêmica/esportiva. 
 
Os esportes próprios dos EUA
 
Além dessa formação de atletas, os Estados Unidos se destacam no esporte por outro motivo, a sua capacidade de criar modalidades esportivas. Os norte-americanos foram os fundadores do basquete, futebol americano, beisebol e Hockey de gelo. 
 
As Olimpíadas de Paris 2024 será a primeira que irá contar com as quatro modalidades norte-americanas no calendário de evento, um feito histórico para um país histórico.
 
Com essa inclusão do futebol americano e beisebol, a expectativa que fica é que o domínio dos EUA só aumente cada vez mais. O fato é que, apesar de não serem fortes no futebol, os Estados Unidos é uma potência esportiva mundial de longa data.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS