Rondônia tem se destacado cada vez mais no cenário esportivo nacional e internacional, e um dos fatores que impulsionam esse crescimento é a chegada de atletas estrangeiros que escolhem o estado como nova casa. Entre eles, está a família de lutadores iranianos liderados pelo treinador e pai Ali Naderi Khaden. A família esportista representa o estado em competições de Wrestling, modalidade olímpica de luta greco-romana e livre, reconhecida mundialmente pelo alto nível técnico e pela tradição em países asiáticos.
Os atletas, que trazem em sua bagagem experiência em competições internacionais, agora defendem as cores de Rondônia em campeonatos brasileiros. A presença deles fortalece o nível técnico das disputas locais, além de contribuir para a troca cultural e esportiva com os jovens atletas rondonienses.
Apesar dos desafios e falta de apoio de entidades governamentais, Ali Khaden continua firme na missão de levar os atletas para competições regionais e nacionais. Sem patrocínios oficiais, o treinador investe dinheiro de seu próprio bolso para acompanhar os jovens competidores em viagens.
De acordo com o presidente da Federação de Luta Olímpica e Associadas do Estado de Rondônia - Wrestling (Floaero), professor Natanael Costa – Mestre Dragão de Rondônia, a integração dos atletas estrangeiros é um passo importante para elevar o estado no ranking nacional e abrir portas para futuras participações em torneios sul-americanos e mundiais.
A chegada dos lutadores iranianos também reforça a diversidade e a importância do esporte como ferramenta de união entre povos e culturas, colocando Rondônia no mapa da luta olímpica e atraindo olhares para a formação de novos talentos. A família desportista integra a Acadêmia Naderi Khadem, em Ji-Paraná (RO), entidade devidamente credenciada e reconhecida pela Floaero.