A Semana Nacional Antidrogas, evento oficial da Secretaria Nacional Antidrogas, realizado anualmente no período de 19 a 26 de junho, terá sua oitava edição este ano, com uma programação que inclui a outorga de títulos a pessoas e instituições que atuam na redução da demanda do uso indevido de drogas. Os agraciados, duas pessoas físicas e duas jurídicas, foram indicados pelo Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) e aprovados pelo Conselho Nacional Antidrogas (Conad), órgão vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
*Receberão o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida o promotor de Justiça Carlos Grott, titular da 11º Promotoria Pública – Delitos de Entorpecentes, o coordenador geral de apoio a Governadoria Carlos Alberto Canosa, na condição de pessoa física; o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar e o Centro Social São Tiago Maior Apóstolo, entidade filantrópica sediada no bairro JK e liderada pelo conhecido Padre Enzo.
*Segundo o presidente do Conen, Jair Queiroz, os nomes das pessoas e instituições indicadas foram selecionados dentre outros em razão da significativa contribuição na redução da demanda do uso indevido de drogas, repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes e programas de inclusão social. Destacou que o Conselho é vinculado e recebe apoio administrativo da Coordenadoria Geral de Apoio a Governadoria, cujo coordenador, Carlos Canosa, não tem medido esforços no sentido de viabilizar as ações do órgão.
* “Com o devido apoio, pudemos fazer mais em três anos e meio de atuação do que foi feito desde a criação do Conen, no ano de 1986”, enfatizou o presidente. A solenidade de entrega dos diplomas será nesta quarta-feira, dia 28 de junho, excepcionalmente, já que a Semana Nacional Antidrogas encerra-se no dia 26 e acontecerá no auditório do Sesc ( ao lado dos correios), às 15 horas.
*Na oportunidade serão também homenageados pelo Conen os instrutores do Proerd e os Conselheiros, representantes de 12 órgãos públicos, além de ter a participação dos estudantes da Escola Antonio Ferreira, integrantes do Projeto Aluno Monitor, desenvolvido pela Polícia Civil, os quais concorrerão a um prêmio num concurso de redação com o tema “Como os pais devem agir para evitar que os filhos usem drogas?”.