Confira dezenas de fotos do encontro clicando AQUI.*****
O acordo assinado entre os presidentes Luiz Inacio Lula da Silva e Evo Morales (Bolívia), de um convênio de financiamento para a pavimentação de 508 quilômetros de estrada pavimentada entre Riberalta - Rurrenabaque, viabilizarão o acesso rodoviário direto entre Porto Velho (RO) e La Paz, capital da Bolívia.
A estrada fará parte do corredor bioceânico na região da Amazônia boliviana que integrará a malha rodoviária brasileira aos portos chilenos e peruanos no Pacífico, desta vez através do estado de Rondônia.
Da malha que compreenderá esta saída para o pacífico, 86 km que ligam Guayaramerim até Riberalta, já estão licitados. Quando o asfalto estiver concluído entre Riberalta a Rurrenabaque, a rota que faz parte do denominado Corredor Norte deverá dar início a mais uma ligação terrestre pavimentada ao Pacífico.
Além de unir o norte tropical de La Paz, o noroeste do Brasil e a Amazônia, a malha também ligará a vias que levam ao Orinoco venezuelano, através da pavimentação da Br 319, entre Porto Velho e Manaus, ligando-se posteriormente a já asfalta ligação entre Manaus e Boa Vista (RR).
Ponte binacional
Durante seu discurso,o presidente Lula garantiu que irá construir a ponte binacional que ligará as cidades de Guajará-Mirim (Brasil) a Guayaramerin(Bolívia), hoje feito exclusivamente por travessia fluvial.
Com a conclusão da ponte, Rondônia ficará totalmente ligada aos portos do pacífico por via terrestre podendo se tornar uma rota alternativa de comércio.
Recepção
Ao desembarcar em Riberalta, a comitiva do presidente Lula foi recebida pela autorida máxima que representa o Brasil no departamento (estado) do Beni, o cônsul do Brasil na Bolívia, Valciro Casara. O cônsul também deu todo o suporte a imprensa brasileira que cobria o encontro.