Médico diz que deformação de fetos é consequência do mercúrio nos garimpos do Madeira

De acordo com o médico, em seis meses o pronto-socorro do Hospital de Doenças Tropicais de Porto Velho registrou 22 casos de crianças que nasceram mortas ou foram retiradas de mulheres intoxicadas pela substância.

Médico diz que deformação de fetos é consequência do mercúrio nos garimpos do Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O surgimento de fetos com deformações e anomalias no Estado de Rondônia pode estar sendo provocado pela contaminação por mercúrio da bacia do rio Mandeira. A afirmação é do médico do Hospital de Doenças Tropicais e do Pronto-Socorro de Porto Velho (RO), Reinaldo de Souza.

 

De acordo com o médico, em seis meses o pronto-socorro registrou 22 casos de crianças que nasceram mortas ou foram retiradas de mulheres intoxicadas pela substância. São comuns casos de fetos deformados e com hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro). O número de casos ainda não foi divulgado.

 

Na maioria das ocorrências, as mulheres contaminadas trabalham em áreas de garimpo na bacia do rio Madeira. O mercúrio é usado pelos garimpeiros para separar o ouro de outros materiais. Segundo relatório do Inpa (Instituto de Pesquisas da Amazônia), 57% dos garimpeiros e habitantes das margens do rio Madeira sofrem de intoxicação por mercúrio.

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS