Por meio da Coordenação do Departamento Regional o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO), promoveu simulados de avaliação de índice para a área de panificação, entres os dias 28 e 31 de maio na Escola SENAI Marechal Rondon, em Porto Velho. O objetivo é evidenciar as competências e habilidades profissionais do competidor e prepará-lo para os quatro dias de competição em diversas ocupações industriais na Olimpíada do Conhecimento Edição 2012 - Etapa Nacional.
Nas provas, os competidores com até 21 anos devem interpretar e resolver desafios similares ao do ambiente real de trabalho. Os quesitos de avaliação são definidos a partir das exigências do mercado de trabalho e das atualizações tecnológicas das empresas e vencem o torneio os estudantes que alcançarem as melhores notas nesses quatro dias de provas.
O aluno Cleiton Guimarães, 18 anos, foi o selecionado como competidor olímpico de panificação e participará de 22 horas de prova para executar tarefas entre planejamento, processo de execução e produto. O projeto teste que está dividido em cinco (05) módulos com compreende apresentações de diferentes produtos de panificação, como massas salgadas, pães especiais e rústicas, entre outros.
Cleiton, vindo do Rio de Janeiro e mora em Rondônia há 11 anos, conta que seu nível tem melhorado a cada simulação, apesar de considerar que ainda precisa melhorar alguns quesitos, como por exemplo, o tempo de execução. “Esta é uma grande oportunidade e com o apoio da família e investimento do SENAI, o mínimo que posso fazer é trazer o ouro, e quero me dedicar ainda mais na área para me tornar um especialista”, disse.
A equipe de docentes avaliadores composta por Rogério Siqueira, Laércio Gonsalves, Cristiano Diorge e Nazareno Cortez estão no acompanhamento. Segundo Rogério, o aluno competidor tem tido êxito com relação a prazo e execução, “com a proposta de uma encomenda real, o aluno tem fazer cálculos de produção; identificar quantidades, pesos e tipos de modelagens que serão confeccionados; relacionar matérias-primas, equipamentos e utensílios; estabelecer a ordem de execução de serviço; além de solucionar situações tecnológicas”.
Já Laércio diz que as simulações irão acontecer sempre na última semana de cada mês, e esse diagnóstico serve de parâmetro para identificar habilidades que serão ainda mais focadas e dificuldades que precisarão de mais treinamento. “Esse segundo simulado vai nos dar o feedback para que possamos também preparar o suporte dado ao aluno, e buscar a medalha de ouro que ganhamos nos anos de 1996 e 1998, e estamos com fome de medalha”, destaca o docente avaliador.
A Coordenação Estadual, a Direção Regional do SENAI Rondônia e a Escola SENAI Marechal Rondon, demostram todo o apoio para incentivar a realização de provas de índices, com objetivo de aquecer o treinamento e verificar o grau desses índices alcançados pelos competidores.
A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de Educação Profissional das Américas, e este ano a 7ª edição acontece entre os dias 12 e 18 de novembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.