Moradores que utilizam uma estrada vicinal que dá acesso ao município de Canutama (AM), também conhecida como Transpurus, pediram ajuda ao Rondoniaovivo, na divulgação das péssimas condições da via e que as autoridades se sensibilizem com o sofrimento da comunidade e façam as obras urgentes.
Segundo eles, boa parte do trecho da vicinal seria de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), ligada à Prefeitura de Porto Velho.
“Um tempo atrás nos informaram que só poderiam mexer em parte da estrada por ela estar no limite com o Amazonas. Mas, nem na parte que é de Porto Velho eles ajeitam. E nós ficamos aqui, quase isolados. Só passa quem tem camionete. Carro pequeno não vai de jeito nenhum”, desabafou um senhor.
No ramal Mucuim a situação é a mesma: há anos que não há nenhum tipo de reparo. Uma moradora relatou que há seis anos não é feito qualquer reparo na via e isso tem causado prejuízos a todos.
“A gente mora desde 2015 e nunca viu ninguém arrumando essa estrada. É difícil tirar nossos produtos daqui. Carro quebra demais por causa da estrada. A gente vive nesse sofrimento. O dinheirinho que faz, já leva o carro para oficina”, falou em vídeo a dona Valdenora, que produz farinha e traz para vender na capital.
Outro lado
Em nota, a Semagric informou que a Transpurus está na programação de reparos, porém depende da conclusão dos ramais Maravilha 1 e 2 e ramal do Índio para poder direcionar as máquinas e fazer o trabalho de recuperação das vias.