CAOS: Servidores denunciam surto de covid-19 em unidade de saúde da capital

Há relatos de paralisação do serviço, após surto de coronavírus na unidade

CAOS: Servidores denunciam surto de covid-19 em unidade de saúde da capital

Foto: Divulgação

Profissionais que atuam em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Porto Velho, a Hamilton Gondim, fizeram denúncias graves, nesta quinta-feira (20), sobre o caos no trabalho devido a essa nova onda de positivados para covid-19 e gripe. Há relatos de paralisação do serviço, após surto de coronavírus na unidade.
 
De acordo com Jhulie Almeida, servidora da UBS, os profissionais irão continuar no local, mas querem uma posição da Secretaria de Saúde do Município (Semusa) sobre a situação.
 
Nós estamos precisando ter uma conversa junto com a Secretaria de Saúde e com a direção da unidade, que não tem nos escutado. Nós alertamos sobre essa situação de misturar atendimento de isolamento com atendimentos básicos, que o final seria desastroso”, disse Jhulie.
 
Servidores denunciaram surto de covid-19 no Posto de Saúde Hamilton Gondim | Foto: William Ferreira
 
A servidora desabafa também sobre a falta de um plano de estratégia para separar esses pacientes.
 
Hoje nós temos na lista, mais de 22 funcionários positivados pra covid. Onde já se viu misturar doença infectocontagiosa com os outros demais segmentos de saúde? Nós temos a vacina, por exemplo, que é promoção do atendimento básico, misturada junto com atendimento de isolamento. Isso é grave! Qualquer autoridade de saúde que é competente, jamais faria isso. Então assim, estão brincando de fazer saúde pública”, desabafou.
 
Denúncia de contaminação dos servidores
 
Ainda de acordo com Jhulie, cerca de 20 servidores já foram contaminados com coronavírus e afastados. Isso porque, constantemente as unidades ficam aglomeradas com pacientes suspeitos para covid-19 e gripe.
 
Em uma lista, os profissionais reivindicam a necessidade de um plano mais eficaz no combate ao vírus dentro das unidades. O Rondoniaovivo teve acesso a essa relação.
 
Dentre as reivindicações, há pedidos de equipamentos de proteção, controle na entrada da unidade, desinfecção do setor hospitalar, contratação de servidores, suspensão da vacinação no período da tarde, realização de testes do lado de fora do prédio, entre outros pontos.
 
Em um vídeo gravado pelo repórter William Ferreira, o Homem do Tempo, é possível ver a aglomeração na frente da unidade. De acordo com alguns pacientes, os servidores afirmam que não vão atender enquanto não houver uma intervenção da Semusa no local.
 
 
O Rondoniaovivo entrou em contato com a Semusa para uma posição do caso. A secretaria enviou nota às 13h22 para a redação e disse que o problema já foi resolvido e um novo plano foi montado, onde nove unidades de saúde passarão a atender exclusivamente para covid-19 a partir da próxima segunda-feira (24). Veja a nota abaixo.
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que, por conta da alta demanda de pacientes infectados com covid-19 nas unidades de saúde, muitos profissionais de saúde também estão sendo contaminados, o que afeta no atendimento de algumas unidades.
 
A situação já foi normalizada e os atendimentos voltaram a ocorrer na unidade. A Semusa elaborou uma nova estratégia que funcionará a partir de segunda-feira (24), buscando atender a essa alta demanda por testes e atendimentos para covid-19. 
 
Há relatos de paralisação do serviço na manhã desta quinta-feira (20) | Foto: William Ferreira
 
Pacientes se aglomeram na frente da unidade | Foto: William Ferreira
Direito ao esquecimento
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?
Como você classifica a gestão do prefeito Delegado Araújo em Pimenta Bueno?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS